Da década de 60 para o ano de 2024. Mais de 80 anos após o seu lançamento, o 4L deu lugar ao novo Renault 4 totalmente elétrico. Viajámos até Paris, França, para conhecer aquele que se apresenta como um dos veículos "mais versáteis" da gama da fabricante gaulesa.
Começando pelo que mais interessa, o novo e renascido 4 terá duas opções distintas no mercado. Com chegada agendada para 2025, este modelo estará disponível com 120 e 150 cv. No que toca à autonomia, a versão menos potente pode percorrer até 300 km, enquanto a variante topo de gama poderá ultrapassar os 400 km com uma única carga. As baterias disponíveis têm 40 e 52 kWh de capacidade, respetivamente.
Bateria de 52 kWh do novo Renault 4 © Notícias ao Minuto
Os carregamentos podem ser feitos a uma potência que varia dos 11 até aos 100 kWh. Nesta potência máxima, o 4 pode ser carregado dos 15 aos 80% em apenas 30 minutos.
Em termos de design, a Renault quis homenagear o legado e há inúmeros pormenores baseados no primeiro 4L de sempre. A grelha dianteira, os faróis traseiros, as linhas laterais e mesmo no interior as semelhanças estão à vista. No entanto, antes de lá chegarmos, importa frisar que o novo 4 elétrico tem jantes de 18 polegadas disponíveis em todos os níveis de equipamento.
No habitáculo, tudo o que encontramos parecido ao Renault 5 não é coincidência. Falamos, por exemplo, do ecrã duplo que serve de painel de instrumentos e multimédia, equipado com o sistema OpenR Link da Google, que já vem sendo hábito em todos os modelos da Renault.
Com ChatGPT integrado, o novo 4 tem um avatar batizado de Reno. Este poderá ser o seu melhor amigo durante a condução do elétrico da Renault. Os bancos foram trabalhados para ser diferentes do Renault 5 e para estar em linha com o 4L do passado. Até existe bancos revestidos a tecido de ganga. Lembra-se? Além disto, há que destacar a existência de uma panóplia grande de material personalizável. Além das cores exteriores, que podem ser combinadas com pinturas bicolores, no interior até o manípulo seletor de mudanças pode ter um design específico. De acordo com a Renault, se estes pequenos pormenores fizerem sucesso entre os clientes, há a possibilidade de serem fabricados seletores com as bandeiras de vários países.
Seletor de mudanças do novo Renault 4 © Renault
Por fim, o preço. Quanto custará o novo Renault 4 elétrico? Sem desvendar valores, este será um veículo um pouco menos acessível do que o 5. É mais espaçoso - 420 litros na bagageira -, mais versátil... e isso paga-se. Ainda sem certezas, o novo 4 deverá iniciar preços ligeiramente abaixo dos 30.000 euros.
Leia Também: O mais versátil de sempre? O Renault 4 está de volta e chega em 2025