Jorge Martín conquistou, este domingo, aos 26 anos de idade, aquele que foi o primeiro título de campeão de MotoGP da carreira, fruto da terceira posição alcançada no Grande Prémio da Solidariedade, o última da época de 2024 do Campeonato do Mundo.
A correr em 'casa', no Circuito de Barcelona-Catalunha, em Montmelò, o piloto espanhol arrancou sabendo, de antemão, que lhe bastava um nono lugar para assegurar, matematicamente, o triunfo. Ainda assim, não facilitou, e só cruzou a linha da meta atrás do vencedor, Francesco Bagnaia, e Marc Márquez.
Mais atrás na classificação, ficou o português Miguel Oliveira, que terminou aquela que foi a última corrida ao serviço da Trackhouse no 12.º posto, antes de dar o já confirmado 'salto' para a Pramac Yamaha, na próxima temporada.
Feitas as contas, Jorge Martín (que também 'mudará de ares', neste caso, da Pramac para a Aprilia) dá por terminada a campanha com 508 pontos, mais dez do que o segundo classificado, Francesco Bagnaia, de quem 'herda' o título de campeão.
Leia Também: Miguel Oliveira teve falha mecânica na corrida sprint de Barcelona