Foi lançado este domingo o novo Mercedes-Benz GLC 400 4Matic. O SUV de tamanho médio é 100 por cento elétrico, com tecnologia EQ, apresentando mais de 700 km de autonomia. Deverá chegar ao mercado na primeira metade do próximo ano.
O modelo está assente numa nova arquitetura elétrica de 800 volts. De tração integral, apresenta uma potência máxima é de 360 kW (cerca de 490 cv), sendo capaz de atingir os 210 km/h e de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,3 segundos.
Autonomia superior a 700 km
É anunciada uma autonomia de até 713 km, graças a uma bateria de iões de lítio com 94 kWh de capacidade de energia utilizável. É possível recorrer a carregamentos rápidos, estimando-se a recuperação de até 303 km de autonomia em dez minutos.
Há, igualmente, a recuperação de energia em travagem em mais de 99 por cento das situações de condução no dia-a-dia.
O novo carro está preparado com capacidades bidirecionais Vehicle-to-Home (V2H) e Vehicle-to-Grid (V2G), armazenando energia gerada pela luz solar para ser uma fonte.
Design renovado
Novo Mercedes-Benz GLC visto de frente© Mercedes-Benz AG
A traseira do novo Mercedes-Benz GLC© Mercedes-Benz AG
Quem olha para o novo Mercedes-Benz GLC de frente vê logo uma nova grelha frontal. Tem um design modernizado, com uma moldura cromada, uma estrutura com aparência de vidro fumado e contorno luminoso integrado. Esta grelha, que reinterpreta os designs históricos da marca, estreia-se neste modelo. Opcionalmente, é possível escolher uma versão iluminada, em que até a estrela central pode ser total ou parcialmente iluminada conforme os regulamentos locais de cada país.
Os faróis full-LED são de série, mas como opção é possível incluir Digital Light. Em qualquer dos casos, os faróis estão integrados no design da parte frontal. Atrás, há luzes em duas partes com o formato de estrela, assim como um 'spoiler' de tejadilho com duas peças.
A aerodinâmica foi trabalhada ao detalhe, com um coeficiente de arrasto de 0,26. Destaca-se, ainda, um acabamento cromado a partir da linha Avantgarde e um tejadilho panorâmico de dimensões generosas. O carro surge com barras de tejadilho e um acabamento cromado nas entradas de ar exterior e soleiras.
Novo sistema de travagem e suspensões inteligentes
Também os travões foram renovados no novo Mercedes-Benz GLC. O novo sistema One-Box garante uma sensação firme do pedal de travão em qualquer tipo de travagem.
Segundo o construtor, quase toda a travagem é realizada através de recuperação, havendo quatro níveis de recuperação de energia disponíveis: D- (o máximo), D (padrão), D+ (sem recuperação) e D Auto (inteligente). Também é possível fazer recuperação ao premir o pedal de travagem.
O modelo possui a tecnologia de suspensão a ar Airmatic dos Mercedes Classe S, de modo a garantir uma suavidade ideal. O sistema de amortecimento tem diversos ajustes possíveis.
O controlo de altura ao solo utiliza dados do Google Maps para manter o automóvel tão baixo quanto possível e durante o máximo de tempo possível - resultando numa redução do arrasto e do consumo de energia. O condutor pode, também, subir o veículo, para ter uma maior distância ao solo caso seja necessário - incluindo através de controlo por voz, o que é uma estreia.
Opcionalmente, o cliente pode escolher um sistema com eixo traseiro direcional. O ângulo de direção das rodas de trás é de até 4,5 graus.
Por dentro
Interior, com o MBUX Hyperscreen© Mercedes-Benz AG
No interior do novo Mercedes-Benz GLC, o ecrã MBUX Hyperscreen opcional flutuante está em destaque. Tem 39,1 polegadas e estende-se de um lado ao outro da parte frontal, emergindo os ocupantes num universo digital. De série, o construtor alemão inclui o MBUX Superscreen com ecrãs individuais: 10,3 polegadas para os instrumentos, ecrã central de 14 polegadas e um ecrã para o passageiro nas mesmas dimensões.
A Mercedes-Benz optou por dotar o novo GLC de materiais vegan, alegando ser "o primeiro construtor automóvel a oferecer equipamento interior vegan certificado por uma organização independente". O pacote opcional Vegan Package inclui este tipo de materiais nos estofos dos bancos e nos forros, incluindo nos pilares e nos painéis das portas. O equipamento básico inclui o novo couro granulado Softtorino, enquanto o pacote AMG Line Sport Seat Package reveste partes do interior num couro Nappa elegante com costuras decorativas.
Mias ergonómico e intuitivo, o volante multifunções é novo, assim como os bancos, com o certificado 'Aktrion Gesunder Rücken' alemão. Os painéis de botões capacitivos estão integrados, disponibilizando ajudas táteis.
O condutor pode escolher estilos ambiente apelativos através de uma 'app' dedicada, para além de amplas possibilidades de personalização. A iluminação ambiente não foi esquecida, com uma faixa luminosa nas molduras do painel de instrumentos e a uni-lo às portas numa sensação luxuosa. Há uma iluminação ambiente opcional para o tejadilho panorâmico Sky Control.
A consola central e o painel de instrumentos estão fundidos através de uma "grande escultura decorativa". Na consola central, podem estar incluídos até dois suportes para carregamento rápido de smartphones por indução, por trás dos quais se encontram os botões analógicos para algumas das funções do carro (como os 'quatro piscas').
Encontram-se ventilações galvanizadas, grelhas dos altifalantes integradas no design e, se for incluído o sistema de som Burmester 3D, as grelhas são em aço inoxidável. Os programas Energizinh Comfort estão disponíveis como 'app' separada.
É possível transportar 570 litros de carga na bagageira, expansíveis até 1.740 litros caso os bancos traseiros sejam rebatidos. Debaixo do capot dianteiro, no lugar que seria ocupado pelo motor a combustão num carro convencional, está um espaço para mais 128 litros de armazenamento. É, ainda, possível levar até 2,4 toneladas de reboque.
Tecnologia e sistemas de assistência
Novo Mercedes-Benz GLC© Mercedes-Benz AG
O novo Mercedes-Benz GLC surge com sistema operativo MB.OS, que gere a unidade de controlo de alto desempenho que é como que o cérebro do carro. A ela, estão ligados os sensores e as câmaras exteriores. O MB.Drive recorre a inteligência artificial para processar diversos dados puros dos sensores para entender a situação de trânsito. A navegação MBUX Surround Navigation permite ao condutor saber sempre o que o carro detetou em seu redor.
Este modelo alemão surge com a nova geração do sistema de infoentretenimento MBUX, que diz ser o primeiro de sempre no mundo automóvel a integrar inteligência artificial da Google e da Microsoft. O MBUX Virtual Assistant vai para além do assistente por voz, permitindo inclusive conversas mais complexas. A inteligência artificial está representada através de um avatar com forma humana e um segundo avatar, o 'LittleBenz'.
Na Europa, o carro vai estar disponível com o MB.Drive Assist opcional desde o lançamento, complementando o Distance Assist Distronic com assistência de direção. É um sistema de apoio à condução de Nível 2 SAE, ajudando a manter o veículo centrado na via. Posteriormente, chegarão o MB.Drive Assist Plus e MB.Drive Assist Pro - este último apenas para a China e para os Estados Unidos da América, onde os regulamentos permitem.
Já o MB.Drive Parking Assist destina-se à assistência ao estacionamento, sendo possível deixar um lugar automaticamente após o estacionamento ter sido manual. Reconhece espaços de estacionamento que não estejam marcados só por linhas brancas e, em determinadas circunstâncias, a parte final da distância percorrida em marcha-atrás para estacionar pode ser automática.
De referir, ainda, os modos de condução do Mercedes-Benz GLC: Eco, Comfort, Individual e um Terrain para condução em estradas de terra ou pó, em que as características da unidade motriz, direção e travões são ajustadas em conformidade e o eixo frontal é ativado automaticamente. Se o carro tiver Digital Light, é ativada a luz off-road.
Leia Também: Mercedes-AMG lançou novo GT com tecnologia e inspirações da Fórmula 1