Este fim de semana, Max Verstappen deverá ser uma presença ilustre na sétima ronda das Nürburgring Langstrecken-Serie. Disputa-se no Nürburgring Nordschleife, na Alemanha.
Trata-se de um campeonato com carros de GT, sendo este evento a 65.ª edição da ADAC ACAS Cup no sábado e o 64.º ADAC Reinoldus-Langstreckenrennen no domingo.
A principal categoria em prova são os GT3, ao passo que as equipas têm entre dois e quatro pilotos por carro. As corridas duram quatro horas.
Segundo o site Motorsport.com, apesar de ainda não constar nas listas de inscritos provisória Verstappen é esperado como um dos pilotos da Lionspeed GP Team num Porsche 718 Cayman GT4 CS inscrito nos SP7 (a segunda das classes da hierarquia). Os pilotos já anunciados são Christopher Lulham, Kyle Tilley e Matisse Lismont.
Mas o quatro vezes campeão do mundo de Fórmula 1 é igualmente esperado num Cayman da Cup 3 a par dos mesmos colegas. Não são as classes de topo (esses são os GT3). Ou seja, a confirmar-se a participação, Verstappen não estará na luta pelas posições cimeiras da classificação geral. E, muito provavelmente, também não de classes (já explicamos).
Para já, ambos os carros só estão inscritos para a ADAC ACAS Cup no sábado, mas o mesmo site especializado escreve que poderão disputar a ronda de domingo caso um ou ambos os carros não cheguem ao fim.
Possibilidades restritas
É que, para obter as permissões máximas para competir, Verstappen tem de obter dois resultados classificados (que podem ser averbados na mesma corrida) em dois carros diferentes, com pelo menos 14 voltas e 20 por cento da distância de corrida em ambos sem sofrer penalizações.
Por agora, o holandês tem apenas a Permissão B da DMSB Permit Nodschleife (DPN), uma licença específica obrigatória para competir no circuito de Nordschleife (conhecida como 'Licença de Nordschleife'). Sem aceder à Permissão A, um piloto tem de competir em carros com restrições de desempenho artificiais.
Deste modo, a confirmar-se a presença no Nordschleife este fim de semana, Verstappen não poderá ter grandes ambições de vencer, nem mesmo na ou nas classes que vier a disputar.
'Franz Hermann'
Em maio passado, Max Verstappen fez um teste oficial das Nürburgring Endurance Series aos comandos de um Ferrari da Emil Frey Racing.
Na altura, o holandês da Red Bull deu que falar com o curioso pseudónimo 'Franz Hermann' - que, lhe permitiu passar incógnito. No entanto, viria a confirmar a sua presença no teste poucos dias depois.
O pseudónimo foi um pedido da equipa, segundo Verstappen esclareceu posteriormente citado pela ESPN. Ainda assim, garantiu que o seu desempenho permitiu-lhe bater a volta recorde dos NLS GT3.
Leia Também: Vitória de Verstappen em Itália é fruto da nova abordagem da Red Bull