Jogar no Dragão é mesmo sinónimo de qualificação. Portugal carimbou a passagem aos 'quartos' da Liga das Nações, esta sexta-feira, ao golear a Polónia, por 5-1, garantindo também o trono do grupo 1, antes da visita à Croácia.
Após uma primeira parte algo entediante e com três amarelos para portugueses (dois deles por protestos), a segunda parte acabaria por ter um filme bem diferente… e sorridente.
Rafael Leão abriu o livro (59'), Cristiano Ronaldo ampliou numa grande penalidade (72'), Bruno Fernandes acrescentou um golaço (80') e Pedro Neto também quis entrar na brincadeira (83'). CR7 ainda foi a tempo do bis com uma valente 'bicicleta' (87') e Marczuk apontou o tento de honra (89'), numa noite feliz para Portugal em que o resultado pouco condiz com a exibição.
Muita chuva, pouca emoção
Roberto Martínez fez meia dúzia de alterações por comparação ao empate frente à Escócia (0-0), algumas das quais 'forçadas', mas desde cedo se percebeu que faltava algo no jogo da seleção das quinas.
No meio de muita chuva, as oportunidades escassearam e até foram os polacos a criar mais perigo, obrigando Diogo Costa a estar atento por duas ocasiões. Já Portugal, com a pontaria largamente desafiada, apenas 'encheu' o saco no que aos cartões amarelos diz respeito. João Neves viu o primeiro, Bruno Fernandes protestou esse momento e também foi admoestado (ficando de fora da deslocação à Croácia) e até Cristiano Ronaldo acabou por 'imitar' o antigo colega de equipa no Manchester United, com uma nova cartolina por protestos.
Ninguém diria que isto acabava assim
No regresso dos balneários, Vitinha entrou para o lugar de João Neves e ainda foi preciso aguardar um bocadinho até a máquina 'carburar'. Quando funcionou, foi ao estilo 'ketchup'. Uns atrás dos outros. E o primeiro pertenceu a Rafael Leão, ao 'dividir' uma 'arrancada' com Nuno Mendes, aos 59 minutos, para deixar o Estádio do Dragão (finalmente) em festa.
Já dentro dos últimos 20 minutos, a 'loucura' subiu de tom. À passagem do minuto 72, Cristiano Ronaldo converteu uma grande penalidade com sucesso, após braço de Kiwior na bola, seguindo-se um golaço de Bruno Fernandes (80'), à entrada da área. Se tudo parecia estar mais tranquilo, o golo de Pedro Neto (83') apenas veio confirmar a golada, beneficiando de um passe de CR7... que não tardou em bisar.
IAos 87 minutos, Cristiano Ronaldo voltou a gritar 'Siiii' com um pontapé de 'bicicleta', a fazer lembrar os velhos tempos, antecedendo ainda a estreia de Nuno Tavares pela equipa das quinas e o tento de honra de Dominik Marczuk (89') a ditar o 5-1 final.
Com este resultado, Portugal carimba a passagem aos 'quartos' da Liga das Nações, como cabeça de série, fruto da liderança do grupo 1, com 13 pontos, mais seis por comparação à Croácia e mais nove do que Polónia e Escócia. A deslocação a solo croata servirá, por isso, para cumprir calendário. Em suma, uma noite feliz em que o resultado pouco condiz com a exibição, 13 meses após o apuramento para o Euro'2024 ter sido selado precisamente... no Estádio do Dragão.
[Notícia atualizada às 21h54]
Leia Também: Bruno Fernandes fez o que não devia no Dragão e falha o Croácia-Portugal
Equipas iniciais
Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, António Silva, Renato Veiga, Nuno Mendes, Bruno Fernandes, João Neves, Bernardo Silva, Pedro Neto, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão.
Polónia: Marcin Bulka, Kamil Piatkowski, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Bartosz Bereszyński, Sebastian Szymanski, Taras Romanczuk, Piotr Zielinski, Nicola Zalewski, Krzysztof Piątek e Kacper Urbanski.
Antevisão
A qualificação para os 'quartos' da Liga das Nações está ali ao 'virar da esquina' e o regresso da seleção nacional ao Estádio do Dragão, esta sexta-feira, poderá ser sinónimo de festa, na partida diante da Polónia.
Sensivelmente 13 meses após a homenagem a Cristiano Ronaldo pelas 200 internacionalizações (já leva 216), a equipa liderada por Roberto Martínez volta a jogar na cidade Invicta, onde tinha confirmado o apuramento para o Euro'2024 no triunfo diante da Eslováquia (3-2), numa altura em que precisa, agora, apenas de um ponto para garantir a passagem à próxima fase da Liga das Nações.
Com 10 pontos em quatro jornadas - fruto de três vitórias e um empate -, Portugal sabe que que poderá perder, por apenas um golo de diferença, para poder seguir em frente, sem depender do que se vai passar no Escócia-Croácia. Tudo isto numa altura em que os croatas levam sete pontos na segunda posição, seguindo-se os polacos com quatro e os escoceses com apenas um.
Independentemente dos diferentes cenários com recurso à calculadora, a seleção nacional não se quer agarrar a empates ou derrotas pela margem mínima e tentará regressar às vitórias, três dias antes da deslocação à Croácia, no fecho das contas da prova.
O jogo tem apito inicial agendado para as 19h45 (horário de Portugal Continental) desta sexta-feira, com arbitragem do lituano Donatas Rumsas, no Estádio do Dragão, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Portugal-Polónia: Seleção volta ao Dragão e quer rimar com qualificação