Aí está mais uma equipa portuguesa na Liga dos Campeões. Depois do Sporting, que garantiu a vaga por conta da conquista da última edição do campeonato português, foi a vez do Benfica, esta quarta-feira, também carimbar o seu passaporte.
Depois do nulo na semana passada em Istambul, a turma lisboeta, em pleno Estádio da Luz, garantiu um magro triunfo, por 1-0, diante do Fenerbahçe, de José Mourinho, que bastou para garantir o apuramento.
Kerem Akturkoglu, fortemente associado aos turcos nos últimos dias, foi o herói da partida ao anotar o tento que valeu os festejos encarnados.
Filme do jogo:
Para este jogo no Estádio da Luz, Bruno Lage voltou a promover uma mexida no sistema tático. À semelhança do que tinha acontecido na última semana em Istambul, o Benfica voltou a apresentar-se com três médios. Leandro Barreiro fez as vezes do castigado Florentino Luís, ao passo que Kerem Aturkoglu foi chamado a formar o tridente atacante com Pavlidis e Aursnes. Do lado dos turcos, orientados por José Mourinho, Anderson Talisca foi titular no regresso a Lisboa.
Numa primeira parte com mais emoção do que razão, as águias apresentaram-se a um nível muito superior ao Fenerbahçe nesta primeira parte. Prova disso foram os dois golos anulados à turma encarnada nos primeiros 45 minutos. Antes do primeiro tento anulado ao Benfica, houve tempo para uma enorme defesa de Livakovic. Após uma assistência primorosa de Pavlidis, Barreiro surgiu no coração da área e atirou para uma parada inacreditável do guarda-redes croata.
Aos 11 minutos, o marcador funcionou pela primeira vez na capital portuguesa. Após canto da direita, António Silva apareceu a cabecear e Pavlidis fez o desvio final. Leandro Barreiro, nas costas, estava em fora de jogo e o árbitro Slavko Vincic anulou o lance com recurso às imagens do VAR. O juiz descortinou uma falta do médio encarnado sobre Nélson Semedo.
Depois de Pavlidis, foi a vez de Barreiro ter um golo anulado no Benfica-Fenerbahçe. À passagem do minuto 23, o internacional pelo Luxemburgo colocou a bola no fundo das redes, mas o remate certeiro foi anulado de imediato, por alegada falta nas costas de Brown antes de Barreiro cabecear. Logo depois, aos 32 minutos, Pavlidis ficou a centímetros da emenda após uma bela combinação entre António Silva e Akturkoglu.
Não entrou à primeira nem à segunda, mas à terceira o golo do Benfica contou e só podia ter sido feito por Kerem Akturkoglu, ele que tem sido associado ao Fenerbahçe com insistência. Leandro Barreiro libertou o companheiro de equipa e este rematou colocado para o primeiro da partida aos 36 minutos. O camisola 7 acabou por festejar de forma algo contida.
Em cima do apito para o intervalo, foi a vez de Leandro Barreiro ficar perto de marcar em dois lances praticamente seguidos. Primeiro, o luxemburguês tentou servir Akturkoglu em vez de rematar à baliza. O passe para o turco foi interceptado. Logo de seguida, Samuel Dahl cruzou forte para Barreiro falhar o desvio ao primeiro poste.
Ao contrário do que tinha acontecido na reta final da primeira parte, o jogo estava mais dividido no início da etapa complementar, com muitos duelos a meio-campo. Apesar disso, foi o Benfica que voltou a estar mais perto de marcar em duas ocasiões.
Ao minuto 58, o Benfica ameaçou o segundo, apesar do fora de jogo de Pavlidis. O grego ia aproveitando um cruzamento espetacular de Aursnes para encostar para dentro da baliza, mas Soyuncu tirou o pão da boca ao jogador encarnado. De seguida, em cima do minuto 62, António Silva apareceu sozinho na área a cabecear para uma defesa apertada de Livakovic.
O Fenerbahçe deu o seu primeiro sinal de perigo já depois dos 70 minutos e logo com uma dupla ocasião. Primeiro foi En Nesyri a atirar de cabeça ao ferro da baliza de Trubin. Depois, Anderson Talisca cabeceou pouco por cima da trave das redes do ucraniano.
O Benfica parecia estar a perder o controlo das incidências do encontro quando, ao minuto 82, a tarefa dos turcos ficou muito mais complicada. Talisca atingiu Enzo Barrenechea na face com o cotovelo esquerdo e foi expulso por acumulação de amarelos.
Já em tempo de descontos, Ivanovic tentou ampliar a vantagem do Benfica, mas Livakovic recuperou rápido a posição e saiu aos pés do compatriota para evitar novo golo das águias.
O Benfica segue, assim, para a fase de liga da Liga dos Campeões. O sorteio desta fase está agendado para a tarde de quinta-feira no Mónaco.
Momento do jogo: Kerem Akturkoglu acabou por terminar com o sonho dos turcos, com um golo pleno de colocação ainda dentro da primeira parte.
Equipas iniciais
Onze do Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, António Silva, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Enzo Enzo Barrenechea, Richard Ríos, Leandro Barreiro, Kerem Akturkoglu, Fredrik Aursnes e Vangelis Pavlidis.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Rafael Obrador, Franjo Ivanovic, Andreas Schjelderup, Gianluca Prestianni, Henrique Araújo, Tiago Gouveia, Gonçalo Oliveira, João Veloso, Leandro Santos e Diogo Prioste.
Onze do Fenerbahçe: Livakovic, Muldur, Skriniar, Oosterwolde, Nélson Semedo, Fred, Amrabat, Szymanski, Brown, Talisca e En-Nesyri.
Suplentes do Fenerbahçe: Írfan Can Egribayat, Soyuncu, Yuksek, Djiku, Durán, Yigit Efe Demir, Írfan Can Kajveci, Cengiz Under, Mercan, Bartug Elmaz, Oguz Aydin e Yusuf Akçiçek.
Antevisão
É altura das decisões na Liga dos Campeões. Benfica e Fenerbahçe discutem uma das últimas vagas de acesso à fase de liga única da prova milionária europeia, com tudo por decidir no Estádio da Luz, esta quarta-feira, depois de um empate sem golos no jogo da primeira mão em solo turco.
O Benfica fez muitas mudanças no último jogo para o campeonato português, promovendo várias surpresas no onze inicial, de modo a poupar energias para este duelo. A vitória frente ao Tondela surgiu com naturalidade e acabou por ser convincente. No entanto, para esta partida, Bruno Lage não poderá contar com o castigado Florentino Luís, que foi expulso na primeira mão.
Já o Fenerbahçe também vem de um triunfo na Superliga da Turquia, com uma vitória por 3-1 diante do Kocaelispor, com um onze inicial muito perto do mais forte, sem qualquer tipo de facilidade a ser dada por parte de José Mourinho.
Nos bancos de suplentes teremos também um duelo interessante, com dois portugueses naturais do distrito de Setúbal a enfrentarem-se com o mesmo objetivo de atingir a fase de liga única da Liga dos Campeões, depois de muitos elogios trocados entre si nas conferências de imprensa desta eliminatória.
Historicamente, o Benfica tem confrontos positivos contra o Fenerbahçe, uma vez que eliminou sempre os turcos em eliminatórias europeias, a última precisamente no acesso à Champions, em 2018/19, com Rui Vitória. No entanto, do outro lado está um obstáculo que se chama José Mourinho. A equipa da Luz apenas uma vez superou o mais titulado treinador português, ainda quando este estava no FC Porto.
O Benfica-Fenerbahçe, da segunda mão do playoff da Liga dos Campeões, está agendado para as 20h00 (horário de Portugal Continental) no Estádio da Luz, em Lisboa, e contará com arbitragem do esloveno Slavko Vincic.
Leia Também: 'Carne toda no assador'. O onze provável do Benfica frente ao Fenerbahçe