Procurar

Há quem aposte na figura do Sporting-FC Porto: "Voltou aos velhos tempos"

Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, Fernando Mendes mostra confiança em Pedro Gonçalves, autor de um hattrick frente ao Nacional, na ronda anterior da I Liga. Antigo defesa concede favoritismo aos leões na partida deste sábado, em Alvalade, para a quarta jornada.

Há quem aposte na figura do Sporting-FC Porto: "Voltou aos velhos tempos"

© Getty Images

Luis Júnior
28/08/2025 06:50 ‧ há 8 horas por Luis Júnior

Desporto

I Liga

Sporting e FC Porto protagonizam, este sábado, no Estádio José Alvalade, o primeiro Clássico da temporada, numa fase em que as equipas estão empatadas na liderança da I Liga, com nove pontos, assim como o surpreendente Moreirense.

 

A forma como os dois conjuntos arrancaram de forma imperial o campeonato está a suscitar uma grande curiosidade, sendo que os leões ainda não conheceram o sabor da derrota para a I Liga com Rui Borges no comando técnico. Refira-se que este chegou ao emblema de Alvalade em dezembro do ano passado, proveniente do Vitória SC.

Além disso, o técnico, natural de Mirandela, apenas perdeu por uma vez nos 90 minutos com os ditos grandes. Aconteceu este ano,  frente ao Benfica (0-1), na disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, no Estádio do Algarve. Refira-se que a derrota frente aos encarnados na final da Taça da Liga da época passada apareceu apenas na cobrança das grandes penalidades.

Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, Fernando Mendes projeta um "grande jogo de futebol" com favoritismo do lado dos bicampeões nacionais.

"O Sporting joga em casa e isso é uma vantagem. A equipa está moralizada pelas vitórias alcançadas e vai querer demonstrar a sua força junto dos seus adeptos", começa por dizer o antigo defesa dos leões, com mais de uma centena de jogos realizados entre 1984 e 1989.

A turma verde e branca é merecedora de uma análise do ex-jogador, que destaca a figura de Pedro Gonçalves, autor de um hattrick frente ao Nacional, na ronda anterior, como alguém que poderá ser fulcral neste jogo com os dragões.

"Está de volta aos velhos tempos. É um jogador muito importante na estratégia do Rui Borges pela versatilidade em campo. Teoricamente, o FC Porto apresenta vantagem numérica no meio-campo, com 3 médios contra apenas dois do Sporting. No entanto, o Pedro, partindo ou não de um corredor, tem essa inteligência para compensar", assegura.

Hattrick na Choupana pode 'dar' melhor Pote dos últimos anos ao Sporting

Hattrick na Choupana pode 'dar' melhor Pote dos últimos anos ao Sporting

Os três golos marcados no encontro frente ao Nacional podem ter sido a 'alavanca' que Pedro Gonçalves precisava para ganhar confiança, estando já muito perto de chegar aos números da temporada passada, que foi afetada por uma lesão prolongada.

Davide Rodrigues Araújo | 07:16 - 26/08/2025

"A batalha no 'miolo' será decisiva. Este ano, o FC Porto elevou o seu nível e a boa agressividade que apresenta nos duelos individuais é marca de registo do Farioli. Provavelmente, o Kochorashvili será titular pela primeira vez na ausência do Morita, que está lesionado. Será uma prova de fogo para este jogador que ainda pouco ou nada vimos. Entrou sempre a partir do banco com o jogo já resolvido, mas agora terá a sua oportunidade de início. O azar de un é a hora de outros. Terá a sorte de estar acompanhado pelo capitão Morten Hjulmand. É o parceiro ideal para uma estreia."

Na carreira, Fernando Mendes também representou o FC Porto entre 1996 e 1999. O antigo internacional português espera uma postura cautelosa em Alvalade. 

"Não estou à espera de ver uma pressão sufocante do FC Porto, à semelhança do que fez nos primeiros jogos da época. Eles sabem que vão jogar contra o campeão, que tem formas de sair da pressão. Considero que a entrada do Luuk de Jong retira um pouco poder de fogo da equipa. É verdade que é um jogador experiente [de 35 anos] e goleador, mas esta equipa ganha uma outra dimensão com o Samu. Adivinho uma noite difícil para o Luis Suárez, que, apesar de ser combativo, vai apanhar um bom defesa-central, caso do Bednarek, mais que habituado a grandes jogos em Inglaterra [ao serviço do Southampton]", completa o agora comentador desportivo.

Leia Também: Clássico já 'ferve': "Farioli pode surpreender Rui Borges. É um vencedor"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si