Jan Vertonghen recorreu, esta quarta-feira, às redes sociais para reagir ao Benfica-Fenerbahçe, relativo à segunda mão do playoff de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões.
"Quem é este árbitro", questionou o antigo defesa dos encarnados na rede social X, mostrando o seu desagrado com a exibição do esloveno Slavko Vinčić, que já anulou dois golos aos encarnados no Estádio da Luz.
Com este juiz, recorde-se, às águias Benfica nunca ganharam um jogo, embora até tenha saído a sorrir em três das quatro ocasiões, por força do agregado favorável ao conjunto benfiquista nas eliminatórias da Liga dos Campeões.
Who is this ref? #benfen
— Jan Vertonghen (@JanVertonghen) August 27, 2025
A exceção foi mesmo o duelo mais recente todos, no Mundial de Clubes. O Benfica foi eliminado aos pés do Chelsea (1-4), nos 'oitavos' da prova da FIFA que decorreu nos Estados Unidos da América, num jogo que só foi decidido no prolongamento, após uma longa interrupção de cerca de duas horas, devido ao mau tempo que se fez sentir em Charlotte.
Antes disso, o Benfica não foi além de empates frente a Fenerbahçe (1-1 na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, em 2018/19), PSV (0-0 no playoff da Champions, em 2021/22) e ainda Ajax (2-2 nos 'oitavos' da Liga dos Campeões, em 2021/22). Porém, nessas ocasiões, o agregado favorável às águias permitiu que a festa do apuramento fosse feita em tons de vermelho e branco. Ainda assim, o registo é claro: quatro jogos, zero vitórias.
Passado de Jan Vertonghen na Luz
No verão de 2020, o defesa-central internacional belga foi anunciado com pompa e circunstância no Benfica, proveniente do Tottenham, clube da Premier League, que representou durante sete épocas, com destaque para a presença na final da Liga dos Campeões, em 2019/20, perdida para o Liverpool.
De águia ao peito, Jan Vertonghen assumiu-se como um titular indiscutível entre 2020 e 2022. Tudo mudou com a chegada do alemão Roger Schmidt, que apostou no então jovem António Silva, recém campeão da Youth League, para estar ao lado do experiente Nicolas Otamendi. Jan Vertonghen entendeu a decisão e aceitou a sua saída. No entanto, mereceu a medalha de campeão nacional em 2022/23, dado que fez um jogo na I Liga. Foi o único troféu conquistado pelo clube da Luz.
De regresso ao país natal, este representou o Anderlecht, tendo feita dupla com Zeno Debast, atualmente no Sporting. Acabou a longa carreira, aos 37 anos, na época passada.
Jan Vertonghen nunca escondeu o apreço pelo Benfica e pela vida em Portugal, tendo já admitido que esperava acabar a carreira de águia ao peito.
Leia Também: [1-0] Benfica-Fenerbahçe: Livakovic volta a exibir-se
Leia Também: Benfica inicia defesa do título feminino frente ao Racing Power