Uma novela que terminou da pior maneira para o jogador. Jota Silva viu a transferência para o Sporting cair nos últimos minutos da janela deste verão, que encerrou na noite de segunda-feira. Os leões até haviam chegado a um acordo com o Nottingham Forest, já nas derradeiras horas antes do fecho, mas acabaram por falhar a inscrição de Jota Silva na Liga Portugal em tempo útil, conforme adianta a imprensa desportiva.
O Sporting até conseguiu dar o primeiro passo, de inscrever o internacional português no Transfer Matching System, da FIFA, mas não conseguiram consumar o seguinte: a inscrição na Liga.
A documentação não foi enviada a tempo - ou seja até às 23h59 de segunda-feira - e a transferência de Jota Silva para Alvalade caiu, não constando na última lista da Liga. O internacional português de 26 anos não será, assim, reforço dos leões para esta nova temporada.
Via email 'esquecida'
A estrutura liderada por Frederico Varandas entrou em contrarrelógio depois de ter recebido, por fim, o 'sim' de Evangelos Marinakis, proprietário do Nottingham Forest, já nas horas finais do mercado.
No entanto, e tal como refere o jornal A BOLA, que cita o 42 da Liga, datado de 25 de agosto último, o Sporting até poderia ter feito a inscrição de Jota Silva por... email.
"Sem prejuízo, no último dia de cada período de inscrições, o processo de inscrição pode ser instruído […] por correio eletrónico, sendo que neste caso deverá ser preenchida toda a informação via TRANSFER até ao final do dia útil seguinte", pode ler-se no documento, que se encontra disponível para consulta no site da Liga.
Significa isto que o Sporting poderia ter feito a inscrição por mail, tendo um prazo extra de 24 horas para enviar toda a documentação. Ou seja, até ao final do dia desta terça-feira.
Os valores do negócio
Refira-se que tudo isto aconteceu após horas e horas de negociações entre Sporting e Nottingham Forest. Depois de tantos avanços e recuos, as partes finalmente chegaram a um entendimento comum, com os leões a oferecerem 4,5 milhões de euros como taxa de empréstimo e ficando com uma opção de compra de 15,5 milhões.
Numa autêntica corrida contra o tempo, e depois de também terem visto Kevin, Shakhtar Donetsk, ser desviado por Marco Silva para o Fulham, de Inglaterra, o Sporting apostou todas as fichas em Jota Silva. No entanto, o processo falhou e um simples email poderia ter garantido um prazo suplementar.
E agora, Jota?
Jota Silva tinha o desejo de voltar a trabalhar com Rui Borges, com quem já se havia cruzado no Vitória SC, ainda que por pouco tempo, mas viu o regresso a Portugal ser adiado.
Sem espaço no Nottingham Forest, o internacional português terá agora de estudar outras soluções e olhar para os mercados que ainda se encontram em aberto. Turquia, Arábia Saudita e Brasil são alguns casos, sendo que no país irmão o Botafogo terá mesmo chegado a avançar com uma oferta.
O clube do Rio de Janeiro colocou em cima da mesa uma proposta de 19 milhões de euros, mas Jota Silva resistiu à oferta por querer mudar-se para Alvalade.
Leia Também: Liga revela inscrições e ausência de Jota Silva nega negócio com Sporting