Cinco dias após a goleada ao Benfica na final da Supertaça de futsal, o Sporting estreou-se a vencer na nova edição do campeonato nacional de futsal, esta segunda-feira, ao sorrir na deslocação ao reduto do Torreense (4-5), numa partida em que ainda se festejou o 5-5 em Torres Vedras... até que o lance viria a ser anulado por ter acontecido após o apito da buzina. Dramático, no mínimo.
Com Bernardo Paçó, João Matos, Tomás Paçó, Diogo Santos e Wesley no cinco inicial de Nuno Dias, os leões até foram os primeiros a criar perigo logo nos primeiros segundos, por intermédio de Diogo Santos, mas o conjunto de Torres Vedras reagiu com ocasiões criadas por Tintim, Paulo Major e Rúben Freire.
Sensivelmente a meio do primeiro tempo, o recém-entrado Bruno Pinto ameaçou o empate e acabaria mesmo por alcançá-lo, após passe de Diogo Santos, em cima do minuto 11. A resposta não foi imediata, mas quase, quando Romada aproveitou a assistência de Gabrielzinho para assinar o tento do empate, aos 14 minutos.
A turma de Nuno Dias reagiu... em dose dupla. Ao minuto 16, Wesley recebeu um passe de Taynan e recolocou os leões na frente do marcador, sendo que, a um minuto do intervalo, seria Taynan a brilhar com um pontapé acrobático, na hora de definir o 1-3 no marcador em tempo de descanso.
Logo nos primeiros segundos da segunda parte, Diogo Santos 'fez das suas' e, na sequência de uma reposição de Wesley, apontou o quarto golo dos leões, até que o Torreense conseguiu responder por via de uma grande penalidade, convertida por Tintim (23').
O conjunto de Alvalade baixou o ritmo e foi permitindo, a espaços, que o Torreense se aproximasse da baliza de Bernardo Paçó, com remates perigosos de Nuno Miranda e Célio Roque, sendo que, em cima do minuto 30, foi a vez de Nicolas Tomé escrever o seu nome na lista de marcadores, ao reduzir para 3-4, com assistência de Tintim.
Logo a seguir, o Sporting chegou ao 3-5, novamente por intermédio de Wesley, a aproveitar da melhor forma um ressalto, numa altura em que se notava que o jogo estava claramente partido. A cinco minutos do fim, uma 'asneirada' de Tomás Paçó permitiu que Nicolas Tomé bisasse, com o 4-5 no marcador a animar a ponta final da partida em Torres Vedras... a todos os níveis.
Taynan colecionou duas oportunidades claras para sentenciar as dúvidas nos últimos minutos, mas o jogo viria a ficar marcado por um momento atípico em cima do último segundo. Nicolas Tomé introduziu a bola no fundo das redes, o público festejou e pensava-se que estava feito o 5-5. Com recurso ao VAR, ficou percetível à equipa de arbitragem que a bola entrou já para lá do apito da buzina, pelo que houve um 'travão' à euforia do Torreense para que fosse o Sporting a suspirar de alívio, com o 4-5 final.
Com este resultado, o Sporting cola-se aos líderes Leões Porto Salvo, Quinta dos Lombos, Ferreira do Zêzere e Caxinas, com três pontos, numa ronda em que só falta disputar o duelo entre Sporting de Braga e Benfica, no Minho, esta terça-feira.
Leia Também: Sporting 'cilindrou' Benfica na Supertaça e festejou desta forma