Procurar

"Quero jogar contra o Sporting e ganhar. Não vou para cumprir calendário"

Jorginho, avançado português do estreante Kairat Almaty na Liga dos Campeões, falou em exclusivo ao Desporto ao Minuto e aproveitou para antecipar a primeira jornada diante do Sporting, em Alvalade. Camisola 7 da formação cazaque recordou o trajeto na carreira e abordou em que condições regressaria a Portugal

"Quero jogar contra o Sporting e ganhar. Não vou para cumprir calendário"

© Getty Images

Luis Júnior
10/09/2025 07:06 ‧ há 19 horas por Luis Júnior

Desporto

Exclusivo

Jorginho é uma das figuras do Kairat Almaty, que surpreendeu ao garantir presença inédita na fase de liga da Liga dos Campeões, depois de ultrapassar Olimpija Ljubljana (Eslovénia), KuPS (Finlândia), Slovan Bratislava (Eslováquia) e Celtic (Escócia) nas rondas anteriores.

 

Na quinta-feira da próxima semana, o avançado português estará, se nada o impedir, em Alvalade, a realizar dois dos grandes "sonhos" da carreira: jogar a maior prova de clubes a nível europeu e defrontar o Sporting, o "amor de infância".

No presente ano civil, o camisola 7 da formação cazaque já fez balançar as redes em dez ocasiões e prometeu, em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, ser uma real ameaça aos bicampeões nacionais na primeira jornada da competição.

"É impossível esconder que já estamos a pensar nisso. Sou ambicioso e quero que isto seja uma coisa regular. Vou encarar esse jogo com a maior naturalidade, porque quero habituar-me a jogar nestes palcos, a ouvir o hino [da Liga dos Campeões]. Sim, vou desfrutar porque esta qualificação saiu-nos do corpo, só nós sabemos o que custou para estar aqui. Vou ser sério e mostrar que quero ser melhor do que eles", começou por dizer o atacante, atento à forma como a linha defensiva leonina coloca-se em campo.

Notícias ao Minuto Jorginho cumpre a primeira época no Kairat Almaty© Getty Images  

"Já temos a certeza de como iremos abordar o jogo, sobre as funções que vou ter em campo, mas não quero entrar em detalhes porque as pessoas vão perceber a nossa estratégia. Eu quero jogar contra o Sporting e ir lá ganhar. Não podemos pensar em outra coisa. Eu não vou para a  Liga dos Campeões cumprir calendário. Se for para isso, não me levem. O objetivo é jogo a jogo e depois pensar na qualificação para a fase seguinte, quer pela via dos playoffs ou do oito primeiros lugares. Vamos à procura da nossa sorte, sabendo que não somos favoritos em nada, e que toda a gente pensa que vamos fazer zero pontos. Vamos ver...", destacou ainda o jogador com formação feita no Sporting de Braga.

Reencontro com Borges, Mangas e Pote

Na época 2017/18, Jorginho, então ao serviço do Merelinense, defrontou Rui Borges e Ricardo Mangas, ambos no Mirandela, num duelo válido para o Campeonato de Portugal. Quis o destino que o reencontro fosse na Liga dos Campeões.

"Não posso dizer que fico surpreendido, porque eu sou desligado do futebol. Apenas vejo o que gosto. No entanto, se eles estão lá, não é por acaso", afirmou Jorginho, que guarda memórias de outro jogador do atual plantel verde e branco.

Notícias ao Minuto Pedro Gonçalves frustrado com a derrota [1-2] frente ao FC Porto 

"Cruzei-me com o Pedro Gonçalves na formação do Sporting de Braga. Tem essa imagem de ser um chato, mas é um bom rapaz, muito tranquilo e humilde fora de campo. Dentro das quatro linhas, tem o feitio dele assim como nós todos", anotou Jorginho.

Não 'puxar o saco' e uma recordação especial

Natural de Braga, Jorginho, de 27 anos, assumiu que vai tentar arranjar bilhetes para toda a família para o jogo com o Sporting. Se marcar, o atacante tem ciente o que vai fazer.

"Claro que vou festejar. Por que razão não o iria fazer? Sou contra essa 'moda' que apareceu aí de os jogadores não festejarem os golos contra os antigos clubes que representaram. É uma expressão feia, mas direi que é 'puxar o saco' de forma desnecessária. O futebol é o nosso trabalho e não é por festejar que estou a desrespeitar o Sporting, que é o clube que eu gosto. Estou a celebrar o meu sucesso e aquilo que faço bem", salientou o atleta, que vai tentar guardar uma recordação do encontro.

Notícias ao Minuto Morten Hjulmand já leva mais de 100 jogos de leão ao peito  

"Gostava de ter a camisola do capitão Morten Hjulmand, que é totalmente diferenciado em Portugal. Todavia, não vou obcecado por isso. Primeiro, vou tentar 'rebentar' com ele e, depois, peço-lhe a camisola (risos)", atirou ainda o português.

Importa referir que além do Sporting, o Kairat Almaty vai defrontar Real Madrid, Pafos, Inter, Copenhaga, Olympiacos, Club Brugge e Arsenal na fase regular da Liga dos Campeões.

Carreira mudou com mensagem no Instagram

Em Portugal, Jorginho não passou do patamar competitivo da Liga 3. No verão de 2023, mudou-se para o Luxemburgo num convite insólito.

"Entraram em contato comigo através do Instagram. Estava no Pevidém, no Campeonato de Portugal, e não tinha propriamente um empresário. Fui para o Luxemburgo e as coisas começaram a acontecer. Ainda não era 100% profissional, mas aproveitei a oportunidade. Venci dois campeonatos e sentia-me algo confortável", admitiu o jogador, justificando a mudança para o Cazaquistão, um país transcontinental, localizado na Ásia Central.

"O Kairat [atual 2.º classificado do campeonato, em igualdade pontual (46) com o Astana] ofereceu-me as melhores condições que procurava. Não queria sair do Luxemburgo, apenas para ganhar dinheiro. Queria também o desafio desportivo. Sinceramente, eu só conhecia o clube pelo futsal, que é uma das grandes potências. O futebol e o futsal colaboram juntos, mas não são o mesmo clube. Já adaptei-me ao país e tenho a sorte de contar com Luís Mata, que joga comigo aqui. Ambos somos do norte de Portugal e temos a mesma mentalidade. Celebramos juntos as conquistas", sublinhou.

"Dizem que vamos perder tudo, mas queremos pontuar já contra o Sporting"

Luís Mata, jogador português da equipa 'surpresa' da Liga dos Campeões, falou em exclusivo ao Desporto ao Minuto sobre a a sua adaptação ao novo desafio e deixou garantias de que o Kairat Almaty vai a todos os jogos com o objetivo de pontuar.

Davide Rodrigues Araújo | 06:53 - 08/09/2025

Questionado sobre um regresso a Portugal, Jorginho foi prático na resposta: "A partir do momento que estou num clube que permite-me disputar a Liga dos Campeões, tenho a esperança que isso abra outras portas. Jogar numa II Liga em Portugal era se algo corresse muito mal."

"Adorava voltar a Portugal, mas sabemos como as coisas funcionam. Neste momento, para regressar teria de ser num clube de top5, capaz de lutar por qualificações para provas europeias e com capacidade para manter o meu estilo de vida. Sou frontal. Não jogo por amor ao clube. Adoro futebol, mas só fazia esse sacrifício financeiro se compensasse em todos os aspetos", finalizou Jorginho.

Leia Também: Sporting regressa das folgas 'recheado' de novidades no treino

Leia Também: Sozinho a treinar, St. Juste 'encontra' os novos Quenda e Ronaldinho

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si