A seleção portuguesa sub-21 venceu esta terça-feira, por 2-0, no terreno da Escócia e somou mais três pontos no arranque da fase de qualificação para o Campeonato da Europa, em 2027.
Em relação ao último jogo, que culminou com uma ampla goleada (5-0) lusa ao Azerbaijão, o selecionador Luís Freire fez duas mudanças, com Roger Fernandes e Diego Rodrigues nos lugares de Mathias de Amorim e Afonso Moreira.
O golo demorou 20 minutos a aparecer. Pelo corredor direito, Geovany Quenda tirou um cruzamento perfeito para a cabeçada certeira de Rodrigo Mora, perto da pequena área.
A dupla beneficiou desta pausa internacional para demonstrar serviço, após um início de temporada menos fulgurante no Sporting e FC Porto, respetivamente. Ambos não têm sido, refira-se, apostas iniciais nos seus clubes.
Ao longo da primeira parte, a seleção portuguesa, assente no 4x3x3x1, não deslumbrou em termos de espetáculo, mas revelou segurança. O primeiro remate enquadrado dos locais apareceu aos 43'. O avançado Mebude aproveitou uma falha de marcação em zona central e rematou para as mãos seguras do guardião João Carvalho, até então espectador em campo.
No início da segunda parte, Portugal chegou ao segundo golo numa jogada de contragolpe. Aos 55', Rodrigo Mora serviu para o disparo colocado de Roger Fernandes. Foi a estreia a marcar do extremo, de 19 anos, anunciado esta semana como reforço dos sauditas do Al-Ittihad, de Danilo Pereira, a troco de 32 milhões de euros. Acrescem a este montante 2,5 milhões de euros referentes a objetivos individuais e coletivos.
Nos últimos vinte minutos, os visitantes ficaram reduzidos a 10 elementos, após a expulsão do médio e capitão Mateus Fernandes (72'), do West Ham, por acumulação de cartões amarelos.
Ainda assim, os lusos tiveram tamanha oportunidade para chegar ao terceiro golo. Aos 78', Geovany Quenda esteve perto de assinar a segunda assistência da conta pessoal, mas Vivaldo Semedo, à entrada da pequena área, rematou a o esférico para a bancada. Finalização bastante desajeitada do jovem avançado dos ingleses do Watford, da segunda divisão inglesa.
Ao fim de duas jornadas, Portugal lidera o Grupo B a par da Chéquia, ambos com seis pontos. A Bulgária segue na terceira posição, com quatro. Azerbaijão soma 1 ponto ao passo que Gibraltar e Escócia ainda não pontuaram.
⏹️ 90+5' FIM DO ENCONTRO ⏰
— Portugal (@selecaoportugal) September 9, 2025
Dois jogos, duas vitórias 🇵🇹#FazHistória | #U21EURO pic.twitter.com/Gd0DcaL9sR
Na próxima pausa internacional, em outubro, a equipa das quinas irá medir forças com Bulgária, dia 10, Gibraltar, quatro dias volvidos.
Leia Também: Azerbaijão 'trama' dupla do Benfica. Arménia vence no grupo de Portugal
Leia Também: Cabo Verde vence Camarões e dá passo de gigante rumo ao Mundial'2026