O mercado de transferências de verão encerrou há já mais de duas semanas, mas o FC Porto permanece ativo, na tentativa de munir o plantel às ordens do treinador italiano Francesco Farioli de ainda mais opções, e terá referenciado Yann Karamoh como uma potencial solução 'fora de horas'.
De acordo com informações adiantadas, esta quarta-feira, pelo portal francês FootMercato, a direção liderada por André Villas-Boas terá demonstrado "interesse" na aquisição do jogador de 27 anos de idade, que se encontra livre desde o passado mês de julho, na sequência do final do contrato que mantinha com o Torino, pelo que pode chegar ao Dragão, a 'custo zero', no imediato.
A publicação assegura mesmo que a estrutura dos atuais líderes isolados da I Liga estarão a estudar a hipótese de fazer chegar ao avançado uma proposta concreta de contrato, que seria válido até ao final da presente temporada, contemplando este a opção de o prolongar por mais duas, se ambas as partes assim o entendessem.
No entanto, pode ler-se, o emblema azul e branco não está sozinho nesta 'corrida', pelo que os próximos dias poderão revelar-se fundamentais para perceber qual será o próximo passo na carreira do atleta natural de Abidjã, na Costa do Marfim, mas internacional pelos escalões jovens da seleção francesa.
Quem é Yann Karamoh?
Yann Karamoh deu os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço do RCF Paris, tendo dado continuidade à formação no Caen, clube pelo qual acabaria por estrear-se ao mais alto nível, na temporada de 2016/17, que terminou com um registo de cinco golos e três assistências.
Números que chamaram a atenção do Internazionale, que, no final da mesma, acabaria por investir uma verba na ordem dos 6,5 milhões de euros, para o 'resgatar'. No entanto, a então jovem promessa acabou por não conseguiu singrar, no Stadio Giuseppe Meazza, pelo que somou empréstimos consecutivos a Bordeaux e Parma.
O final do 'casamento' com a formação nerazzurra acabaria por consumar-se no verão de 2020, quando o Parma optou por 'chegar-se à frente' e adquiri-lo, a título definitivo, a troco de oito milhões de euros. Aí, voltou a não ser feliz, e, após uma cedência ao Karagumruk, mudou-se para o Torino, por cerca de um milhão de euros.
Na primeira temporada em Turim, somou cinco golos em 23 jogos, e, na segunda, ficou 'em branco', em 11 partidas, pelo que, em janeiro, foi, uma vez mais, cedido, desta feita, ao Montpellier. Em 2024, regressou ao 'ponto de partida', efetuou uma assistência em 31 jogos e viu o vínculo terminar, pelo que é, neste momento, um jogador livre.
Com 1,84 metros de altura e 76 quilogramas de peso, Yann Karamoh destaca-se pela polivalência, uma vez que pode atuar, não só não duas alas do ataque, como até mesmo no centro, num sistema que lhe dê maior mobilidade, pelo que poderia, inclusive, rivalizar com Samu Aghehowa e Luuk de Jong por um lugar no setor mais adiantado do terreno.
Leia Também: Farioli monta defesa de betão. FC Porto soma registo impactante na Europa