O glucomanano konjac é derivado dos tubérculos de Amorphophallus konjac C. Koch. Produz um gel estável ao calor com um coagulante alcalino, uma tradição culinária enraizada na culinária japonesa. É habitualmente usado como espessante e regulador intestinal.
Devido aos seus benefícios, o konjac ganhou popularidade no auxílio na perda de peso. Ao absorver água, o glucomanano expande-se e ajuda a reduzir o consumo calórico.
Leia Também: Papaia. A fruta (super) instagramável que faz muito bem aos intestinos
Além disso, também contribui para o controlo do colesterol e açúcar no sangue. É igualmente certo que também melhora o trânsito intestinal.
Nutricionista Diana Picas Carvalho© Trofa Saúde Hospital
O konjac poderá ser consumido em forma de massa, farinha ou suplementos. É um alimento versátil, mas recomenda-se a ingestão moderada e de acordo com as necessidades individuais.
Cuidados a ter...
Como contraindicações, há o risco de obstrução gastrointestinal se o konjac for consumido em excesso e sem a ingestão suficiente de água, bem como desconforto gastrointestinal. Podem ainda surgir interações com medicamentos. Por esse motivo, deve ser espaçada a toma de fármacos em pelo menos uma hora da ingestão de konjac, quer seja como alimento ou enquanto suplemento.
Leia Também: Moringa. Conheça a planta rica em propriedades anti-inflamatórias