O que é que uma empreendedora na área da medicina dentária e um engenheiro mecânico têm em comum? São duas as coisas que unem Mariana, 31 anos, e Vicente, 37. Além de serem um casal, são também os responsáveis por uma nova marca portuguesa de matcha, a Hotea.
Depois de vários anos a depender de café e de bebidas energéticas, quiseram encontrar uma alternativa mais saudável. Na procura por uma melhor opção com menos efeitos secundários, chegaram ao matcha. Contudo, não ficaram satisfeitos com as primeiras variedades que provaram.
"Após experimentarmos várias marcas, fornecedores e produtores, ficámos desiludidos com a qualidade dos produtos que testámos: matchas amargos, de cor amarelada e, em alguns casos, até com metais pesados prejudiciais à saúde", explica Mariana ao Lifestyle ao Minuto, no âmbito da rubrica Feito em Portugal.
Muitas vezes, tinham de adicionar açúcar para os conseguir beber, mas não era um hábito que desejavam. "Era algo que só mascarava o mau sabor e retirava toda a experiência saudável que o matcha deveria proporcionar."
Durante dois anos, procuraram o matcha que melhor se adaptasse aos seus gostos. Depois de o encontrarem, não o quiseram guardar apenas para si. Foi aí que pensaram desenvolver uma marca para conseguirem levar um matcha de qualidade a todos os que, tal como eles, queriam uma alternativa mais saudável ao café e outros estimulantes.
É vendido em embalagens de 30 gramas© Hotea
"A nossa teimosia levou-nos a encontrar finalmente o matcha perfeito, que se destacava pela sua cor vibrante, sabor suave, qualidade e exclusividade. Depois dessa descoberta, percebemos que havia muitas outras pessoas que mereciam ter acesso a este matcha."
Passaram um ano a desenvolver a marca e em setembro lançaram a loja online com a venda do seu produto. O matcha que vendem chega do Japão.
"É cultivado em solo vulcânico. Este ambiente especial confere ao nosso matcha um perfil de sabor único e uma qualidade excecional. O processo de cultivo é cuidadoso e tradicional, envolvendo o sombreamento das plantas durante 20 dias antes da colheita, o que intensifica a cor verde vibrante e os nutrientes."
Pode encontrar outras marcas no mercado, mas esta conta com algumas particularidades, além de ser nacional. "O nosso matcha é moído em pedras utilizando moinhos tradicionais, o que preserva a pureza e os benefícios nutricionais do chá. Este método evita a contaminação metálica que pode ocorrer com moinhos de metal, que expõem o matcha ao calor e a partículas metálicas, comprometendo a qualidade e o sabor natural."
Querem ainda mostrar que existem alternativas à cafeína. "Esforçamo-nos por oferecer uma alternativa saudável ao café. Estamos entusiasmados por trazer um matcha de alta qualidade para o mercado português e esperamos que os nossos clientes sintam a diferença."
As encomendas são feitas através do loja oficial da Hotea. O matcha custa 50,30 euros por 30 gramas. Explicam que cada embalagem chega para um mês.
"A escolha do nome Hotea foi uma decisão cuidadosa que reflete a nossa identidade e a essência do nosso produto. O nome é um trocadilho de chá quente [em inglês], inspirado na forma como o matcha é tradicionalmente servido nas cerimónias de chá no Japão."
Por enquanto, o matcha em pó é a único produto disponível. Ainda assim, é algo que poderá mudar em breve. "Planeamos desenvolver novos produtos relacionados com o matcha, sempre seguindo os mesmos princípios éticos e de qualidade que nos guiaram desde o início."
Percorra a galeria para conhecer algumas formas de preparar o matcha da Hotea.
Leia Também: Quer uma peça criativa (e portuguesa) para a casa? Conheça a nova Bee.Ali