À medida que envelhece, aumenta o risco de declínio cognitivo. Contudo, existem certos hábitos que podem estar a aumentá-lo. A doença de Alzheimer é um dos problemas mais comuns. Médicos alertam para um hábito que todas as pessoas com mais de 65 anos deviam evitar.
À revista Parade, o neurologista Clifford Segil revelou que o consumo de álcool acaba por aumentar o risco de Alzheimer, especialmente em pessoas mais velhas.
"O álcool é uma droga depressora do sistema nervoso central que causa atrofia cerebral", começa por dizer.
"Dar a um paciente com função cerebral lenta uma substância que retarda mais a função cerebral vai piorar a demência. Além disso, uma substância que faz o cérebro ficar mais pequeno com o uso excessivo, como o álcool, só pode piorar a demência", continua.
Refere que não existem benefícios para o cérebro associados ao consumo de álcool. Explica que só acaba por o prejudicar.
"Existe uma discussão sobre se o consumo de álcool moderado pode causar alguns benefícios à saúde, mas não há benefícios ou relatos para a saúde cerebral decorrentes do consumo de álcool, mesmo em pequenas quantidades", continua o médico.
Leia Também: Sintoma de Alzheimer pode manifestar-se uma década antes do diagnóstico