Gripe das aves foi detetada num pacote de leite não pasteurizado na California, nos Estados Unidos. Os consumidores foram alertados, este domingo, para evitarem beber qualquer produto do lote da marca Raw Farm.
A pedido do estado, a empresa sediada no condado de Fresno, emitiu um alerta. O produto é um creme de leite cru com data de validade de 27 de novembro.
Qualquer pessoa que tenha adquirido um dos produtos em causa deve devolvê-lo, podendo pedir para ser recompensado monetariamente.
A ABC News refere que a maioria dos casos de gripe aviária descobertos em humanos ocorre com pessoas que trabalharam diretamente com pássaros ou vacas. Não existem ainda casos conhecidos associados ao consumo de leite cru, mas os riscos associados já tinham sido estabelecidos há muito tempo.
Recorde-se que os produtos lácteos crus não são submetidos a pasteurização, que é um processo de aquecimento que mata as bactérias e os vírus.
O leite e os produtos lácteos pasteurizados são seguros para consumo porque o processo de aquecimento mata os agentes patogénicos que podem causar doenças - incluindo a gripe das aves.
Leia Também: Adolescente em estado crítico por gripe das aves no Canadá. É o 1.º caso