Procurar

Suspensão de pedidos de asilo? "Deu frutos", diz primeiro-ministro grego

O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, afirmou hoje que a suspensão de pedidos de asilo para estrangeiros oriundos de países do Norte de África "deu frutos", explicando que segue "uma política migratória rigorosa, mas justa".

Suspensão de pedidos de asilo? "Deu frutos", diz primeiro-ministro grego

© JOHN THYS/AFP via Getty Images

Lusa
07/09/2025 17:00 ‧ há 5 dias por Lusa

Mundo

Grécia

"Durante o mês de agosto, tivemos tantos imigrantes a chegar como num único dia em julho. (...) Farei tudo o que estiver ao meu alcance para reduzir a imigração ilegal (...) Mas somos a favor da imigração legal que beneficie a economia grega", salientou o líder conservador.

 

Devido ao forte aumento de chegadas à ilha de Creta provenientes da Líbia, a Grécia aprovou a suspensão dos pedidos de asilo por um período de três meses para estrangeiros oriundos de países do Norte de África.

"Espero que não tenhamos de prolongar a suspensão de três meses dos pedidos de asilo", acrescentou Kyriakos Mitsotakis, que falava em Salónica, a principal cidade portuária do norte da Grécia.

Várias organizações internacionais, como o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) e o Conselho da Europa, denunciaram a lei aprovada pelo parlamento grego que pede a deportação dos requerentes de asilo cujos processos tenham sido rejeitados e criminaliza a permanência ilegal no país com penas de prisão de dois a cinco anos.

Os tribunais gregos e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos também tomaram medidas provisórias em agosto para proibir a expulsão de exilados sudaneses.

No poder desde 2019, o governo do partido Nova Democracia continua a robustecer a sua política de imigração.

O governo grego, segundo Kyriakos Mitsotakis, planeia "apresentar um novo projeto-lei sobre a imigração legal nos próximos dois meses, incluindo vistos de estudante e de trabalho".

A Grécia é uma das principais portas de entrada para a União Europeia, especialmente para migrantes e refugiados que chegam por mar, vindos normalmente da Turquia.

Embora muitos migrantes usem a Grécia como país de trânsito para destinos como a Alemanha, há um aumento no número de chegadas em ilhas como Creta e Gavdos, que se queixam de estar sobrecarregadas.

Leia Também: Governo dos EUA contesta pedido de asilo de Kilmar Abrego Garcia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10