No primeiro mês da Campanha de Imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) foram imunizadas mais de 10 mil crianças em Portugal Continental, revelou a Direção Geral da Saúde (DGS), esta sexta-feira, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
Na mesma nota a DGS admite alguns "constrangimentos" na administração da vacina devido à elevada procura. No entanto, "prontamente resolvidos".
"A elevada aceitação e procura da imunização, associadas a limitações na distribuição de doses pelo fornecedor, têm levado a constrangimentos pontuais na administração em alguns locais. No entanto, estes são prontamente resolvidos com a continuação do fornecimento", explicou a autoridade.
De acordo com a DGS, cada Unidade Local de Saúde "está a implementar a sua estratégia de distribuição e administração nas suas unidades de saúde, de acordo com os contextos locais, em acompanhamento pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS)".
A DGS continua a monitorizar a situação, para que todas as crianças elegíveis sejam vacinadas atempadamente, estando também prevista a convocatória ativa junto dos pais das crianças incluídas nos grupos a imunizar.
A campanha, que teve início a 15 de outubro de 2024 e decorre até 31 de março de 2025, engloba a imunização em maternidades dos setores público, privado e social, para as crianças nascidas entre 15 de outubro de 2024 e 31 de março de 2025 e nas instituições de saúde do SNS para as crianças nascidas entre 1 de agosto de 2024 e 14 de outubro de 2024, e crianças com fatores de risco definidos na Norma o5/2024, da DGS.
Com a imunização pretende-se diminuir a carga de doença associada à infeção pelo VSR em Portugal, particularmente aquela associada à doença grave e à necessidade de procura por cuidados de saúde, "contribuindo para um Inverno com mais saúde".
Leia Também: Vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório arranca esta terça-feira