O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, vai fazer uma declaração ao país nesta quinta-feira, às 20h00, a propósito do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).
O anúncio foi feito pelo próprio PS, em comunicado enviado às redações.
Na mesma missiva, os socialistas - que remeteram para a próxima segunda-feira a decisão sobre o OE2025 - explicam que as declarações serão feitas a partir da sede nacional do partido, no Largo do Rato, em Lisboa.
Recorde-se que o debate sobre o OE2025 acontecerá, na Assembleia da República, a 30 e 31 de outubro, sendo que a primeira votação global na generalidade acontecerá no último dia do mês. O Chega, terceira maior força política no Parlamento, já anunciou que votará contra a proposta do Governo da Aliança Democrática (PSD/CDS-PP9.
Por isso, e a comprovar-se o voto contra do partido liderado por André Ventura, resta saber se o PS irá, ou não, rejeitar o documento. É que, se os socialistas votarem contra o OE2025, este ficará oficialmente chumbado, abrindo portas a uma nova crise política. Por outro lado, basta que o PS se abstenha na votação da proposta para que esta tenha 'luz verde'.
Está convocada uma reunião da Comissão Política Nacional do PS para segunda-feira, no Largo do Rato, com um ponto único na ordem de trabalhos: "Deliberar sobre a proposta do secretário-geral quanto à votação no OE2025".
[Notícia atualizada às 18h25]
Leia Também: É "erro técnico" chamar a dotações "cativações do tempo de Centeno"