Proposta que eliminava obrigação de declarar ativos de offshores chumbada

A proposta do PSD e CDS-PP que pretendia revogar a obrigação de declarar em IRS os rendimentos não englobados de valor superior a 500 euros e os ativos detidos em offshores foi hoje chumbada no parlamento.

Notícia

© Getty Images

Lusa
22/11/2024 21:48 ‧ há 15 horas por Lusa

Política

OE2025

A iniciativa, que tinha sido apresentada pelos partidos que formam a coligação AD (PSD e CDS-PP) como proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), foi rejeitada com a junção do voto contra do PS, PCP, BE, Livre e PAN e a abstenção do Chega.

 

Em causa estava a eliminação de uma norma do IRS que obriga ao reporte dos rendimentos sujeitos a taxas liberatórias não englobados e os rendimentos não sujeitos a IRS, quando superiores a 500 euros e ainda os ativos detidos em países, territórios ou regiões com regime fiscal claramente mais favorável -- vulgarmente referidos como offshores.

Na justificação da medida, PSD e CDS-PP referia que estes elementos informativos "são destituídos de qualquer relevância para efeitos da liquidação do IRS, ao mesmo tempo que implicam uma duplicação de informação que a AT já recebe seja através das declarações de terceiros".

O debate e votação na especialidade do OE2025 iniciou-se hoje e termina no dia 29 com a votação final global do documento.

Leia Também: As "verbas para o Desporto aumentaram de forma significativa" no OE2025

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas