Procurar

Bruxelas abre consulta pública para legislar Inteligência Artificial

A Comissão Europeia abriu um processo de consulta pública para contributos sobre formas de legislar a inteligência artificial generativa, como a popular plataforma ChatGPT, foi hoje anunciado.

Bruxelas abre consulta pública para legislar Inteligência Artificial

© Shutterstock.

Lusa
04/09/2025 15:07 ‧ há 5 dias por Lusa

De acordo com o executivo comunitário, a consulta pública tem como objetivo ajudar os utilizadores e os criadores de sistemas de inteligência artificial generativa a compreenderem quando um conteúdo é manipulado e quando tem de ser identificado como inteligência artificial.

 

Atualmente, confundem-se nas redes sociais os conteúdos que são originais dos produzidos com recurso a estas ferramentas informáticas.

A Comissão Europeia quer que os cidadãos tenham todas as informações quando estão a interagir com sistemas de inteligência artificial, mais do que as informações de rodapé que nem sempre identificam os conteúdos que recorrem a estas ferramentas, e que estão disponíveis em redes sociais como o Facebook ou o Instagram.

O propósito é "criar linhas orientadoras e um código de conduta" sobre as obrigações de transparência da inteligência artificial.

Mas o escopo desta legislação pode ir além da inteligência artificial generativa, que cria conteúdos baseada em padrões que identifica e na sua repetição. Não tem cognição, baseia-se em dados que já estão disponíveis para atuar, responder e criar.

A Comissão Europeia quer que a consulta pública também sirva para exemplos de inteligência artificial que utilize dados de categorização biométrica e sistemas de reconhecimento de emoções.

A consulta pública está aberta até dia 2 de outubro.

A União Europeia tem em vigor a legislação para regular a conceção e utilização da inteligência artificial desde 1 de agosto de 2024, mas as obrigações de transparência só entram em vigor em 1 de agosto de 2026.

Leia Também: Acordo fechado? Apple e Google unem-se para lançar Siri com IA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10