A Apple apresentou esta terça-feira, dia 9 de setembro, uma nova geração de telemóveis no seu evento anual que teve lugar na sede da empresa - mais precisamente no anfiteatro que cujo nome serve de homenagem ao icónico cofundador da tecnológica de Cupertino, o Steve Jobs Theater.
Tal como tem acontecido nos últimos anos, a série iPhone 17 é composta por quatro modelos. Além do modelo ‘padrão’ iPhone 17, esta geração inclui também os topos de gama iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max mas, ao contrário de anos anteriores, o modelo Plus não teve direito a um sucessor e teve direito ao que é o telemóvel mais fino alguma vez lançado pela Apple - o iPhone Air.
Mas o que oferecem de novo estes modelos? Abaixo pode ficar a saber tudo o que a Apple revelou na apresentação da série iPhone 17.
O novo iPhone 17
O iPhone 17 tem um ecrã de 6,3 polegadas com Pro Motion, o que permite desfrutar de uma taxa de atualização variável de 120Hz.
Este novo telemóvel está equipado com um processador A19, Apple que, de acordo com a Apple, apresenta um desempenho 20% superior em relação ao iPhone 16. Naturalmente, também estão presentes as funcionalidades de Inteligência Artificial com a Apple Intelligence.
No que diz respeito à bateria, a Apple volta a garantir bateria para uma utilização de 24 horas, notando que o carregamento rápido permite recarregar 50% da bateria em apenas 20 minutos.
iPhone 17 © Apple
Na câmara traseira é possível encontrar dois sensores: um principal de 48MP e uma teleobjetiva de 12MP. A câmara frontal também foi alvo de atenções e, de acordo com a Apple, as 'selfies' podem agora ser tiradas com qualquer orientação - notando que agora é possível ter um efeito ultra grande angular que permitirá captar todo o grupo de amigos.
O iPhone 17 tem como configuração mínima 256GB de armazenamento interno e está disponível em negro, branco, azul claro, verde claro e lavanda. O preço é de 989 euros.
iPhone Air
Depois do iPhone 17, chegou a vez de apresentar aquele que será, com certeza, um dos modelos mais desejados do telemóvel da Apple. Trata-se do iPhone Air.
iPhone Air © Apple
Diz a Apple que o iPhone Air é o seu telemóvel mais fino de sempre com uma espessura de 5,6mm.
O ecrã tem 6,5 polegadas e, de acordo com a Apple, apresenta vidro mais resistente do que outros iPhones com vidro usado na face traseira. A Apple afirma mesmo que este iPhone Air é "mais resistente do que qualquer outro iPhone" já lançado.
No que diz respeito ao desempenho, o iPhone Air tem um processador A19 Pro compatível com Apple Intelligence e também está equipado com uma câmara de de 48MP. Apesar de ter um único sensor, a Apple afirma que este é um sensor de nova geração capaz de servir também como uma teleobjetiva de 12MP.
iPhone Air © Apple
Apesar da espessura fina do iPhone Air, a Apple afirma que refez a arquitetura interna do telemóvel de forma a tornar a bateria mais eficiente. A 'Empresa da Maçã' afirma que, desta forma, os utilizadores poderão contar com energia suficiente para um dia de uso.
O iPhone Air poderá ser adquirido em negro, branco, bege e também azul claro. O período de pré-compra começa esta sexta-feira, dia 12, e iPhone Air chega às lojas no dia 19 de setembro com um preço de 1.249 euros pela configuração base de 256GB.
iPhone 17 Pro e 17 Pro Max
Como não podia deixar de ser, esta nova geração de telemóveis da Apple terá direito a uma dupla de modelos topos de gama - o iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max.
Estes dois telemóveis estão equipados com o processador A19 Pro e, de acordo com a Apple, foram desenvolvidos para serem os telemóveis mais resistentes alguma vez lançados pela empresa.
iPhone 17 Pro e 17 Pro Max © Apple Ao nível do desempenho, a Apple nota que o desempenho acrescido destes modelos Pro levaram a empresa a desenvolver um novo sistema de arrefecimento. O objetivo foi afastar dos componentes do telemóvel o calor gerado pelo processador A19 Pro, contribuindo assim para um desempenho mais estável quando, por exemplo, o utilizador desfruta de videojogos mais exigentes.
A bateria também foi alvo de atenção e, de acordo com a Apple, foi possível aproveitar para aumentar a capacidade na versão do iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max que não contam com suporte para cartões SIM físicos.
iPhone 17 Pro e 17 Pro Max © Apple
Relativamente à câmara, o sensor frontal tem 18MP e, na câmara traseira, estão os habituais três sensores que, pela primeira vez, todos contam com 48MP.
O iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max poderão ser adquiridos em azul escuro, prateado e também uma nova cor laranja.
Estes dois modelos também começam com uma configuração de 256GB e, no iPhone 17 Pro Max, estará disponível uma versão com 2TB. Relativamente a preços, poderão ser adquiridos por 1.349 euros(iPhone 17 Pro) e 1.499 euros (iPhone 17 Pro Max).
O período de pré-compra começa esta sexta-feira, dia 12, e os telemóveis chegam às lojas no dia 19 de setembro.
[Notícia atualizada às 20:40]
Leia Também: O grande desejo da Apple pode ser concretizado até ao final de 2025