Esta terça-feira, dia 9, cumpriu-se a tradição e a Apple realizou mais um dos seus eventos anuais dedicados à apresentação de novos produtos - os quais chegarão às lojas ainda nesta segunda metade de 2025.
O Notícias ao Minuto assistiu em direto à apresentação da ‘Empresa da Maçã’ e contamos-lhe tudo o que foi possível ver neste evento transmitido a partir do Steve Jobs Theater, na sede Apple Park.
Tal como seria de esperar, a série de telemóveis iPhone 17 foi a grande ‘estrela’ deste evento da Apple e, à semelhança de anos anteriores, esta nova geração de telemóveis é composta por quatro modelos - o iPhone 17, o iPhone 17 Pro, o iPhone 17 Pro Max e, pela primeira, o iPhone Air que substitui o espaço do iPhone 16 Plus no catálogo de dispositivos móveis da Apple.
O iPhone 17, o iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max oferecem versões melhoradas do antecessor, na medida que os interessados poderão contar com melhor desempenho, bateria e também câmaras. Até aqui tudo bem e nada fora do normal, mas é com o iPhone Air que a Apple decidiu oferecer algo verdadeiramente novo em 2025.
O iPhone Air conta apenas com 5,6mm de espessura e, como pode ver nas imagens acima, é o telemóvel mais fino alguma vez lançado pela Apple - ultrapassando por muito os 6,9mm de espessura do iPhone 16. Além disso, o iPhone Air também é extremamente leve e pesará somente 165 gramas.
Além das capacidades destes novos iPhones, a Apple também revelou todas as cores em que os seus novos telemóveis estarão disponíveis quando chegarem às lojas no dia 19 de setembro. Mais ainda, pouco depois do final do evento, a loja oficial da Apple foi atualizada com os preços de todos os modelos da série iPhone 17, assim como de todas as configurações de cada um deles.
O mercado de telemóveis não foi o único a ser alvo das atenções da Apple, com o Apple Watch a também ter recebido novos modelos em todos os segmentos de preço onde se encontra presente.
Assim sendo, a Apple desvendou o Apple Watch Series 11, o modelo de preço acessível Apple Watch SE 3 e também o topo de gama Apple Watch Ultra 3 e, entre as novidades, destacam-se uma nova funcionalidade que permitirá avaliar a qualidade de sono.
À semelhança do iPhone 17, estes novos modelos do relógio inteligente também chegarão às lojas ainda neste mês de setembro.
iPhone Air © Apple
Houve ainda espaço para desvendar uma nova geração dos AirPods Pro, com a Apple a proporcionar (finalmente) aos interessados nos fones sem fios de alto desempenho um sucessor dos AirPods Pro 2 lançados em 2022.
Além de um design mais ergonómico e melhor qualidade da tecnologia de cancelamento de ruído, os AirPods Pro 3 contarão com uma funcionalidade que usará Inteligência Artificial para traduzir automaticamente e em tempo real o idioma de uma pessoa com que esteja a falar.
Mais ainda, os AirPods Pro 3 também contarão com funcionalidades voltadas para a saúde, bem-estar e ‘fitness’. Estes novos fones sem fios incluem sensores capazes de monitorizar a frequência cardíaca, assim como o consumo de calorias durante uma sessão de exercício físico.
Este evento da Apple também serviu para a Apple confirmar a data em que será disponibilizada a próxima grande atualização do iPhone - o iOS 26. Esta nova versão do sistema operativo da Apple chegará a 15 de setembro, o mesmo dia em que também ficarão disponíveis as atualizações deste ano para o iPad, Apple Watch, Mac e Apple TV.
No geral, foi um evento com poucas surpresas da Apple na medida que todos os produtos que foram anunciados já eram dados como certos pelos rumores que circulavam há meses por fóruns e redes sociais.
Assim sendo, teremos de esperar por uma próxima oportunidade para ficarmos a conhecer novas propostas da Apple em outras categorias de produto, como é o caso das colunas HomePod, dos localizadores AirTag e até dos óculos de realidade virtual e aumentada Vision Pro.
Leia Também: iOS 26 já tem data de lançamento. Será que o seu iPhone é compatível?