Poderá um carro derreter-se pela exposição solar? A questão pode surgir, em especial agora no verão com os dias de maior calor e sol mais intenso. E, nos Estados Unidos da América, uma mulher queixa-se de que o seu Toyota RAV4 está a derreter aos poucos.
Pelas publicações da proprietária na rede social TikTok, os danos afetam particularmente a pintura, mas também são visíveis superfícies deformadas como a grelha frontal ou as estruturas dos espelhos retrovisores.
Desde 2021 que Kaitie - assim se chama a autora do perfil - tem atualizado, dizendo que a situação vai piorando. Logo para começar, disse: "Esta janela está a derreter o meu carro". A publicação mais recente data de julho deste ano: "Parece que é apenas um problema da Toyota".
A proprietária alega que os danos são derivados do sol a bater na janela de frente da sua casa, mas que parece só acontecer no seu Toyota: contrapõe com o carro do namorado - que, estacionado no mesmo sítio, não contraiu os mesmos danos.
Outras queixas
Kaitie não é a única que parece estar a ver o seu Toyota afetado pela convergência solar. No CarEdge, uma utilizadora revelou em 2022 que, num automóvel matriculado nesse, parte de plástico começou a ceder.
Já este ano, no fórum do site Toyota Nation, um proprietário falou das partes de trás dos retrovisores "derretidas", tal como já estava a ser afetada a grelha, para-choques frontal e outras partes.
No Reddit, em 2019, um utilizador queixou-se de um fenómeno parecido num BMW: "Tocar no puxador do porta-malas é como mergulhar a mão em silicone preto, quente e húmido", relatou, à procura de sugestões para mitigar o problema.
Os carros derretem?
@kaitiemarielsg edited to add that my fiance use to have a charger, parked in the same spot and it didnt melt.. seems like a Toyota issue only so why dont they care? @Toyota @Toyota USA #meltingcar #rav4 #toyota #absplastic #sundamage #update original sound - Kaitie Marie
Nos comentários à mais recente publicação de Kaitie, há quem dê possíveis explicações para estes danos no Toyota RAV4: "É como o sol com uma lupa. Os raios ultravioleta a baterem na janela de casa e depois refletidos irão causar danos".
A isto chama-se de convergência solar, que a proprietária sabe ser a potencial raiz do problema em causa: "Convergência solar", respondeu a um comentário em que se questionava do motivo para este derretimento apresentado.
Segundo um documento da cidade de Londres, a convergência solar é um fenómeno em que "um edifício, ou outra estrutura refletiva", foca os raios de sol e os direciona para um único ponto. Este concentra energia intensa (pode replicar um efeito parecido com uma lupa), o que - no caso dos automóveis - pode originar danos nas pinturas e vinis.
Por outro lado, segundo a Prestone, "veículos modernos são testados em todos os extremos para garantir que são capazes de lidar com variações climáticas e tempo estranho, então é muito improvável que pedaços de plástico ou de metal comecem a derreter em breve".
Leia Também: Vai para férias de carro? Saiba como viajar e estar em segurança