Procurar

Futuro de Nuno Espírito Santo gera dúvidas: "É um animal político..."

Simon Jordan, antigo proprietário do Crystal Palace, reconhece qualidades ao treinador português, mas não o vê com condições para orientar um clube dos "Big Six", após a experiência falhada ao leme do Tottenham.

Futuro de Nuno Espírito Santo gera dúvidas: "É um animal político..."

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
11/09/2025 08:05 ‧ há 1 dia por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Inglaterra

Nuno Espírito Santo é, oficialmente, um treinador livre, depois de ter sido despedido do comando técnico do Nottingham Forest, após ter entrado em 'rota de colisão' com o proprietário do clube, o milionário grego Evangelos Marinakis, apesar do sucesso da passada temporada, que por pouco não culminou num apuramento histórico para a Liga dos Campeões.

 

O treinador português levou os reds da luta pela manutenção na Premier League às competições europeias, em menos de dois anos, pelo que tem a cotação em alta. Ainda assim, para Simon Jordan, antigo proprietário do Crystal Palace, neste momento, é difícil prever, ao certo, qual será o próximo passo que este irá dar, na carreira.

"É uma dinâmica interessante, o estilo do clube tem de ser o adequado para o Nuno, porque, quando ele foi para o Tottenham, foi completamente errado. Foi por isso que o despacharam cedo", começou por afirmar, referindo-se à curta experiência no clube londrino, no início da época de 2021/22, que terminou ao fim de apenas 17 jogos, ao cabo dos quais somou oito vitórias, sete derrotas e dois empates.

"Ele é interessante, porque tem sucesso naquilo que faz. Penso que ele é um animal difícil, um animal político. Não digo isto ao nível das inclinações dele, mas sim ao nível da maneira como ele faz jogos maquiavélicos para alcançar os seus objetivos, e penso que isso não cai muito bem. Penso que ficaram sem paciência com ele, no Wolverhampton, mas construiu uma equipa decente, que os levou para fora do Championship e esteve bem, nas primeiras temporadas, na Premier League", prosseguiu.

"Ele deu-se muito bem e construiu uma equipa decente, porque tinham em [Adama] Traoré um extremo esvoaçante, que despedaçava os adversários, e tinham [Rúben] Neves e algumas outras pessoas, graças à ligação portuguesa com Jorge Mendes. Mas penso que é um animal ligeiramente difícil. Futebolisticamente, não me parece que haja qualquer dúvida de que Nuno Espírito Santo opera a um nível relativamente elevado, com um certo tipo de clube que esteja preparado para jogar de uma certa maneira", completou.

"É claro que é digno de outro trabalho na Premier League, mas..."

Simon Jordan, atual comentador da rádio britânica talkSPORT, deixou, ainda assim, um sublinhado sobre Nuno Espírito Santo: "Há outro lado dele que vai desafiar as pessoas. Por isso, para onde poderá ir, a seguir? É claro que é digno de outro trabalho na Premier League, mas depende do clube. Será ele treinador para um clube dos 'Big Six'? Não me parece. Não porque desgoste dele, de qualquer maneira, só não me parece que tenha dentro dele ser um treinador para 'Top Six'".

"Olhando para os treinadores do 'Top Six' e para aquilo que é suposto serem, como Ruben Amorim [do Manchester United], que é suposto estar a treinar uma equipa do 'Top Six', que sabe qual é o modelo, ao dia de hoje... Mas não o vejo a treinar um clube do 'Top Six'. Ele passou pelos spurs, simplesmente, não funcionou. Não tem a ver apenas com Daniel Levy e os spurs, mas sim com o facto de ter sido despachado muito rapidamente", rematou.

Leia Também: Ingleses revelam os contornos do despedimento de Nuno Espírito Santo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si