Procurar

Ruben Amorim sem 'medo' de Onana: "Grande sinal para o Manchester United"

Rio Ferdinand aplaude a maneira como o treinador português geriu o 'dossiê' do internacional camaronês, que, ao que tudo indica, está a caminho da Turquia, para reforçar o Trabzonspor, a nível de empréstimo.

Ruben Amorim sem 'medo' de Onana: "Grande sinal para o Manchester United"

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
11/09/2025 12:22 ‧ há 1 dia por Carlos Pereira Fernandes

Rio Ferdinand concedeu, esta quinta-feira, uma extensa entrevista ao jornal britânico Daily Mail, na qual não poupou nos elogios tecidos ao treinador do Manchester United, Ruben Amorim, pela coragem de afastar o até agora guarda-redes titular, André Onana, que estará a caminho da Turquia, para reforçar o Trabzonspor, a título de empréstimo.

 

"Fiquei satisfeito pelo facto de o treinador estar a ser capaz de tomar decisões e de a equipa de recrutamento estar a trabalhar com base nisso. Eles estão a apoiar o treinador. Se as pessoas pensavam que havia qualquer dúvida sobre o facto de o clube estar a apoiar o treinador ou do futuro de Amorim no clube, será só dele a decisão de Onana ficar ou de Lammens chegar", começou por afirmar.

"É um grande sinal, a esse nível. Quer achem que Onana deveria ter ficado ou não, é irrelevante. O treinador tomou a sua decisão. Ele jogou com [Altay] Bayindir desde cedo e disse que o fez por razões futebolísticas. Isso foi uma grande tomada de posição por parte de um treinador e das suas intenções sobre aquilo que queria fazer com Onana", prosseguiu.

"Nos últimos anos, dissemos que queríamos que seis jogadores deixassem o clube, sendo Onana um deles. Eu diria que, no mínimo, três ou quatro deles teriam ficado. Isso não teria ajudado ninguém, nem o jogador, nem o clube. Tão importante quanto aqueles que chegam para elevar o nível é correr com os jogadores que foram considerados não ser certos para o clube, seja por que razão for", completou.

'Limpeza' no balneário

Na opinião do antigo internacional inglês, os red devils estiveram, de resto, "magnificamente bem" na maneira como conseguiram colocar os excedentários, este verão: "Sim, são apenas empréstimos, na maior parte deles, mas limpar o balneários desses jogadores foi tão poderoso quanto contratar bons jogadores".

Além de André Onana, recorde-se, o clube também encontrou colocação para Alejandro Garnacho (vendido ao Chelsea, por 46 milhões de euros), Antony (vendido ao Real Betis, por 22 milhões de euros), Victor Lindelof (terminou contrato e rumou ao Aston Villa), Rasmus Hojlund (emprestado ao Napoli), Marcus Rashford (emprestado ao Barcelona) e Jadon Sancho (emprestado ao Aston Villa).

Em sentido inverso, a formação sediada em Old Trafford investiu perto de 250 milhões de euros para adquirir Benjamin Sesko (ao Leipzig), Bryan Mbeumo (ao Brentford), Matheus Cunha (ao Wolverhampton), Senne Lammens (ao Antuérpia) e Diego León (ao Cerro Porteño).

Bruno Fernandes não oferece dúvidas

Na mesma entrevista, o ex-defesa-central e agora comentador desportivo aproveitou para lançar o tão aguardado dérbi do próximo fim de semana, perante o Manchester City. Desafiado a escolher os jogadores que teriam lugar num onze conjunto formado por atletas dos eternos rivais, só conseguiu ver um, 'de caras', no Manchester United: "O Bruno [Fernandes]".

"Também colocaria Leny Yoro aí. Eu penso que ele vai destacar-se, este ano. Mbeumo, provavelmente, entra lá, agora. Cunha poderia ter uma hipótese. Neste momento, o Manchester City tem um plantel melhor do que o nosso. Penso que isso é um facto. Não me parece que muitas pessoas contestassem isso. É o que é, neste momento, mas o Manchester United teve uma boa janela de transferências", rematou.

Leia Também: Tensão máxima no Manchester United. Onana já não pode ver Amorim à frente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si