Suplementos para dormir melhor são cada vez mais populares. Entre os mais usados estão os melatonina, mas existem outros. Os de magnésio também são muito elogiados nas redes sociais. Funciona? Médicos citados na Self esclarecem as dúvidas.
Jeremy A. Weingarten, um médico, explica que "o magnésio é um mineral que normalmente obtemos através da ingestão de alimentos". Pode ajudar a regular o stress e, de modo geral, a relaxar, características que contribuíram para a popularidade.
Leia Também: As dicas de um cardiologista para dormir melhor e fortalecer o coração
"Existem muitas histórias na internet sobre a melhoria do sono com magnésio, no entanto, a literatura médica não corrobora totalmente esse fato", avisa o especialista.
Explica que "alguns pequenos estudos demonstraram que o magnésio pode ajudar nos sintomas de insónias em pessoas com mais de 60 anos, mas os dados disponíveis não provam a sua eficácia de forma mais generalizada". Isto significa que os suplementos de magnésio podem simplesmente não fazer efeito.
Mas tem efeitos secundários? "De um modo geral, a maioria das pessoas saudáveis não sentirá consequências graves", mas estes suplementos podem perturbar o estômago e causar sintomas desagradáveis como "náuseas, cãibras e diarreia".
Deixa ainda um alerta para "as pessoas com doenças crónicas que afetam os rins ou para as pessoas em tratamento contra o cancro ou pré-eclâmpsia, o consumo excessivo (ou seja, mais de 350 miligramas por dia) pode ter uma série de consequências graves, incluindo problemas respiratórios, hipotensão (pressão arterial baixa) e até paragem cardíaca".
Leia Também: Três dicas para dormir bem sem tomar medicação