Os percevejos são pequenos insetos achatados que se alimentam exclusivamente do sangue de pessoas e de animais, sobretudo quando estes dormem. Suspeita ter sido picado?
Leia Também: O que muitos desconhecem sobre o prazo de validade dos medicamentos
"É difícil dizê-lo, a menos que apareçam marcas no corpo ou que encontre na cama insetos ou sinais de infestação, como manchas de sangue nos lençóis e fronhas ou manchas escuras de excrementos", pode ler-se num artigo divulgado no portal da DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. Quando os percevejos mordem, estes "injetam um anestésico e um anticoagulante que evita que a pessoa perceba que está a ser mordida. As marcas de picada surgem dois a vários dias após a picada inicial e são semelhantes às de um mosquito ou de uma pulga: uma área ligeiramente inchada e vermelha que pode dar comichão e causar irritações cutâneas". "Problemas de insónia ou ansiedade podem ser outras consequências de picadas de percevejos", acrescenta-se.
A recomendação da DECO é simples: "Veja se tem marcas em zonas a descoberto, por exemplo, no rosto, no pescoço, nos braços ou nas mãos. As picadas, por norma, são em linha ou ziguezague, indicando por onde o percevejo foi passando".
Leia Também: Temos mesmo de lavar a roupa nova antes de usá-la? A resposta!