A nova variante de Covid-19 que escapa à imunidade e tem sintoma único

Chama-se XFG, tendo como nome associado Stratus, e, além de escapar à imunidade, tem um sintoma novo. Esta já ultrapassou a Nimbus que, no mês passado, era a variante mais dominante em vários países.

Covid-19, auto-teste

© Shutterstock

Sofia Robert
04/07/2025 07:53 ‧ há 6 horas por Sofia Robert

Lifestyle

Saúde

Há uma nova variante de Covid-19 que se tem espalhado rapidamente pelo Reino Unido e que já se tornou dominante em poucas semanas, noticia o Mirror.

 

Chama-se XFG, tendo como nome associado Stratus, e, além de escapar à imunidade, tem um sintoma único.

No mês passado, a variante Nimbus era a mais dominante em vários países. Esta causava vários sintomas conhecidos de Covid, incluindo dores de garganta muito fortes.

Agora, a Stratus já a ultrapassou em número de casos ativos. Pela sua capacidade de infetar pessoas que já tiveram Covid ou que são vacinadas, a Stratus é agora a dominante em Inglaterra, de acordo com dados divulgados pela UK Health Security Agency.

Leia Também: Novo sintoma de Covid: Dor de garganta intensa. Há motivo de alerta?

Neste momento, existem duas variantes de Stratus a circular naquele país, a XFG e a XFG.3.

"Ao contrário de outras variantes, a Stratus tem algumas mutações na proteína spike que podem ajudar a evitar os anticorpos desenvolvidos a partir de infeções ou vacinas anteriores", explica o médico Kaywaan Khan à referida publicação.

De acordo com o especialista, esta não parece ser uma variante que deixa as pessoas mais doentes do que aquelas mais recentes, porém tem um novo sintoma.

"Um dos sintomas mais visíveis da variante Stratus é a rouquidão, que inclui uma voz rouca ou áspera [do paciente]", explicou, acrescentando que, normalmente, os sintomas desta variante tendem a ser "ligeiros a moderados".

"Se testar positivo, saiba que a Stratus é altamente contagiosa e, por isso, é aconselhado que fique em casa e isolado para não contagiar os outros."

Já o virologista Lawrence Young revelou ao MailOnline que "o aumento da competitividade da XFG e da XFG.3 deve-se provavelmente a novas mutações que tornam estas variantes mais capazes de escapar à resposta imunitária. Dado que a imunidade à Covid está a diminuir na população devido a um declínio na aceitação da vacina de reforço da primavera e à redução das infecções por Covid nos últimos meses, mais pessoas serão susceptíveis de serem infectadas com XFG e XFG.3".

"Isso pode levar a uma nova onda de infeções, mas é difícil prever a extensão da mesma."

A Organização Mundial da Saúde definiu a Stratus como uma variante que está a ser monitorizada. Esta já representa 22 por cento de todos os casos no mundo.

Esta é precedida pela Nimbus, que tem sido associada a fortes dores de garganta nos pacientes e que representa agora 17 por cento dos casos testados no Reino Unido.

Leia Também: Nimbus. O que se sabe sobre a nova variante de Covid-19

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas