O terminal sul do Aeroporto de Gatwick, em Londres, reabriu a funcionários e passageiros esta tarde de sexta-feira, depois de ter sido evacuado por precaução, durante a manhã, devido a um "objeto suspeito".
"O alerta de segurança já foi resolvido e levantado pela polícia. O terminal sul está a reabrir ao pessoal e será aberto aos passageiros em breve", indicou a entidade, numa mensagem divulgada na rede social X (Twitter).
A mesma nota deu conta de que os comboios começariam a fazer escala no aeroporto assim que o terminal estivesse "totalmente reaberto".
"Gostaríamos de agradecer a todos pela paciência e compreensão enquanto esta situação era resolvida. A segurança e a proteção são sempre a nossa principal prioridade", complementou.
The earlier security alert has now been resolved and cleared by police. The South Terminal is reopening to staff and will be open to passengers shortly.
— London Gatwick LGW (@Gatwick_Airport) November 22, 2024
Trains will also start calling at Gatwick Airport once the terminal is fully reopened. We would like to thank everyone for… pic.twitter.com/yNseHHBPmR
Ainda assim, "existem alguns atrasos e cancelamentos" de voos, pelo que os passageiros foram aconselhados a contactar as companhias aéreas.
Recorde-se que as autoridades foram chamadas ao terminal às 08h20 locais (mesma hora em Lisboa), após a descoberta de um "item suspeito de ser proibido", disse a polícia de Sussex, em comunicado.
Saliente-se que os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro registaram alguns cancelamentos de e para Gatwick, segundo é possível constatar no 'site' da ANA - Aeroportos de Portugal.
Leia Também: Lisboa, Porto e Faro cancelam voos após evacuação de terminal em Gatwick