Ensino Superior: Alunos colocados podem matricular-se hoje (até dia 28)

Os mais de 43 mil alunos que ficaram colocados numa instituição de ensino superior pública têm a partir de hoje e até quinta-feira para se matricularem na universidade.

Associação Académica de Coimbra quer unir estudantes para dia nacional de luta

© Lusa

Lusa
25/08/2025 06:55 ‧ há 10 horas por Lusa

País

Educação

Os alunos que entraram na 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior receberam um email com a informação sobre a faculdade e curso em que ficaram colocados e podem agora proceder à matrícula.

 

Os estudantes que vão para o primeiro ano do ensino superior ainda poderão voltar a candidatar-se à 2.ª fase, cujas candidaturas também começam hoje.

Além das 11.513 vagas que sobraram da 1.ª fase, na 2.ª fase surgem novos lugares deixados por alunos que não concretizaram a matrícula e inscrição.

Estas novas vagas dependentes de alunos que desistam do lugar serão divulgadas apenas em 2 de setembro no 'site' da Direção-Geral do Ensino Superior, sendo ainda possível nessa altura alterar uma candidatura já feita.

Quem pode concorrer à 2.ª fase?

As candidaturas para a 2.ª fase terminam em 3 de setembro e os resultados serão divulgados em 14 de setembro.

Podem concorrer à 2.ª fase os que não ficaram agora colocados e os que, tendo conseguido um lugar, pretendem mudar de curso. No entanto, "se estes estudantes forem colocados na 2.ª fase, a colocação na 1.ª fase, bem como a matrícula e inscrição que realizaram, são anuladas", informa o Ministério da Educação Ciência e Inovação.

Os candidatos colocados na 1.ª fase que não procederam à respetiva matrícula e inscrição também podem voltar a inscrever-se na 2.ª fase, segundo as regras.

Mais de 43 mil alunos ficaram colocados em universidades e politécnicos, um número que corresponde a uma diminuição de 12,1% em relação ao ano passado.

Mais de 43 mil alunos colocados no Ensino Superior (maioria onde queria)

Mais de 43 mil alunos colocados no Ensino Superior (maioria onde queria)

Este ano houve menos nove mil candidatos ao ensino superior, não chegando aos 50 mil, e as previsões de haver menos alunos a entrar no ensino superior confirmaram-se.

Lusa | 00:01 - 24/08/2025

Quantas vagas restam para a 2.ª fase?

Os números mostram que este ano havia mais 626 vagas e menos nove mil candidatos. Resultado: sobraram 11.513 vagas, o valor mais elevado da última década.

Os dados mostram ainda que aumentaram em 20,3% os estudantes colocados em licenciaturas em Educação Básica, havendo agora 1.199 novos alunos que ocuparam todas as vagas disponibilizadas na 1.º fase.

"Nos últimos três anos o número de colocados em licenciaturas em Educação Básica aumentou 64,9%, o que demonstra o crescente interesse dos estudantes por estas formações", sublinha o MECI em comunicado enviado para as redações.

Leia Também: "Menos jovens no Superior uma é má notícia". Marques Mendes pede "estudo"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas