A Starlink de Elon Musk vai poder operar em mais um país

O Governo do Níger concedeu à Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk, autorização para o estabelecimento e operação de um serviço fixo de internet via satélite,segundo noticia a agência de níticias local, ANP.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
22/11/2024 14:54 ‧ há 5 horas por Lusa

Tech

SpaceX

Esta autorização, que beneficia a empresa do empresário, atual conselheiro especia do Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi concedida numa reunião do Conselho de Ministros realizada na quinta-feira em Niamey, sob a presidência do chefe de Estado do Níger, o general Abdourahamane Tiani, que chegou ao poder após um golpe militar no verão de 2023.

 

O comunicado do Conselho de Ministros refere que a legislação nacional que regula as comunicações eletrónicas "exige uma licença individual para qualquer empresa que pretenda estabelecer e operar uma rede de comunicações eletrónicas aberta ao público".

"Neste sentido, a empresa Starlink Níger SARLU apresentou um pedido com vista à aquisição de uma licença para o estabelecimento e a exploração de uma rede de serviços fixos de Internet em órbita terrestre baixa, aberta ao público no território da República do Níger", detalha-se na nota.

No mesmo comunicado acrescenta-se que, após avaliação, a Autoridade Reguladora das Comunicações Eletrónicas e dos Serviços Postais do Níger recomendou a concessão da licença à Starlink, uma empresa que se compromete a "prestar serviços em caso de catástrofes naturais".

Leia Também: Astronauta partilha fotografia (imperdível) do lançamento da SpaceX

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas