Esta autorização, que beneficia a empresa do empresário, atual conselheiro especia do Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi concedida numa reunião do Conselho de Ministros realizada na quinta-feira em Niamey, sob a presidência do chefe de Estado do Níger, o general Abdourahamane Tiani, que chegou ao poder após um golpe militar no verão de 2023.
O comunicado do Conselho de Ministros refere que a legislação nacional que regula as comunicações eletrónicas "exige uma licença individual para qualquer empresa que pretenda estabelecer e operar uma rede de comunicações eletrónicas aberta ao público".
"Neste sentido, a empresa Starlink Níger SARLU apresentou um pedido com vista à aquisição de uma licença para o estabelecimento e a exploração de uma rede de serviços fixos de Internet em órbita terrestre baixa, aberta ao público no território da República do Níger", detalha-se na nota.
No mesmo comunicado acrescenta-se que, após avaliação, a Autoridade Reguladora das Comunicações Eletrónicas e dos Serviços Postais do Níger recomendou a concessão da licença à Starlink, uma empresa que se compromete a "prestar serviços em caso de catástrofes naturais".
Leia Também: Astronauta partilha fotografia (imperdível) do lançamento da SpaceX