O BMW M2 CS já soma recordes. O novo compacto bávaro é, agora, o carro deste tipo mais rápido de sempre no circuito de Nürburgring Nordschleife - ao ter completado uma volta em 7m25,5s. Ao volante esteve o engenheiro de desenvolvimento da BMW M, Jörg Weidinger.
Segundo o construtor, tratou-se da primeira vez que um compacto realizou os 20,832 km de uma volta em menos de sete minutos e meio. O anterior recorde foi batido em cerca de oito segundos.
Esta junta-se a outras marcas já estabelecidas por modelos da BMW no mítico 'Inferno Verde', como o M4 CSL que possui a melhor volta de sempre de um carro de produção do BMW Group ao ter enfrentado a pista de mais de 20 quilómetros em apenas 7m18,137s.
Como é o BMW M2 CS?
Este novo BMW M2 CS tem um motor de seis cilindros em linha com BMW M TwinPower Turbo, debitando 530 cv de potência e 650 Nm de binário. A caixa é automática de oito velocidades M Steptronic, com Drivelogic. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 3,8 segundos.
A suspensão M adaptativa e um sistema de travões de composto M enriquecem as capacidades desportivas do automóvel, que é o mais leve da 'família' M2 atual. O uso de materiais como plástico reforçado com fibra de carbono permitiu reduzir o peso em cerca de 30 kg. As jantes M forjadas são em liga leve (19 polegadas à frente, 20 polegadas atrás).
Em termos de design, há uma grelha exclusiva em preto, assim como o difusor traseiro, 'splitter' dianteiro, tejadilho em carbono e um 'spoiler' traseiro integrado na tampa da bagageira. O modelo estará disponível em preto Sapphire Black, cinzento Brookley Grey, azul Portimão Blue e o azul exclusivo Velvet Blue BMW Individual.
Por dentro, há bancos desportivos M Carbon e um volante M em Alcantara. A fibra de carbono marca presença na consola, enquanto a sigla CS está presente em vermelho.
Os ocupantes do automóvel podem usufruir do BMW Live Cockpit Professional, com navegação BMW Maps, head-up display e dois ecrãs totalmente digitais - um de 12,3 polegadas para a informação e um de 14,9 polegadas para controlo.
Há a possibilidade de integração com Apple CarPlay e Android Auto, assim como controlo de climatização de duas zonas e sistema de som Harman Kardon Surround Sound System.
Há controlo de tração M, sistemas semi-automatizados de condução e estacionamento, aviso de colisão frontal, informação dos limites de velocidade, alerta de saída de faixa de rodagem ou assistente de estacionamento, entre outros.
Este BMW M2 CS é um modelo de edição limitada, que deverá chegar no fim deste verão. Espera-se que Portugal receba 30 unidades, por um preço ainda não especificado - na Alemanha, rondará os 115 mil euros.
Franciscus van Meel, diretor de gestão da BMW M GmbH, referiu em comunicado: "O BMW M2 CS alcançou um marco significativo com o seu tempo de volta de 7m25,5s em Nordschleife, mostrando o potencial para combinar desempenho, tecnologia e dinâmica de condução execionais num único veículo. Estamos orgulhosos por o M2 CS ter, mais uma vez, estabelecido uma nova referência na classe dos carros compactos com o seu tempo de volta".
Leia Também: BMW anuncia compósitos de fibra natural para carros de produção