Powered by Betano
Leicester City FC
Leicester
23
novembro
12H30
Chelsea FC
Chelsea
1
5.10
X
4.25
2
1.55
AFC Bournemouth
Bournemouth
23
novembro
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.32
X
3.35
2
2.82
Arsenal FC
Arsenal
23
novembro
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.30
X
4.90
2
9.25
Aston Villa FC
Aston Villa
23
novembro
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.20

'Mar de problemas'. Tudo o que Amorim terá de enfrentar em Old Trafford

Passado recente do emblema de Manchester parece não assustar o treinador português. Recorde todos os problemas que Amorim terá de ter em conta antes da viagem para Inglaterra.

Notícia

© Getty Images

Filipe Carmo
31/10/2024 07:49 ‧ há 3 semanas por Filipe Carmo

Desporto

Sporting

A mudança para um novo projeto profissional traz, a qualquer um, diferentes desafios, mas os que aguardam por Rúben Amorim no Manchester United prometem ser particularmente complicados de contornar. À medida que o tempo avança, existem cada vez mais certezas de que é em Old Trafford que o treinador português irá passar os próximos tempos, mas se esta não é uma 'casa a arder', certo é que é uma 'casa onde todos ralham' e praticamente ninguém tem razão.

 

Há que 'separar o trigo do joio'

A primeira tarefa consistirá, decerto, em perceber com quais os jogadores poderá contar. Os red devils gastaram, só durante a passagem de Erik Ten Hag, mais de 600 milhões de libras (718.428.000 euros) e escusado será dizer que nem todas essas contratações foram bem-sucedidas.

Antony tem-se assumido como um mau exemplo de investimento desta era e, caso se concretize a transferência de Amorim, este será um dos primeiros dossiers a resolver. O brasileiro não tinha espaço com o técnico neerlandês e sabido é que o seu estilo de jogo também não se adequa ao que o treinador dos leões tem vindo a defender nos últimos anos.

Joshua Zirkzee e Mason Mount também ainda não justificaram o investimento feito e Matthijs de Ligt, apesar de alguns bons indícios, poderá muito bem juntar-se a este grupo. Já Tyrell Malacia, que chegou a Old Trafford com o 'cunho' de ser a primeira aposta de Ten Hag, jogou pela última vez em maio de... 2023. Assim sendo, resta saber qual o prejuízo com que o United ficará, no final das contas.

Olhando ainda para o plantel, há mais um jogador que sobressai, dada a relação passada que manteve com Amorim. Manuel Ugarte, que se tornou peça fundamental para os planos do ainda treinador leonino nas épocas 2021/22 e 2022/23, deixou o PSG este verão e mudou-se, também ele, para Inglaterra. Contratado por 50 milhões de euros e com pouco espaço para jogar com Ten Hag, Ugarte será, certamente, um dos jogadores mais contentes com a possibilidade do técnico luso ser a aposta da direção, até porque este saberá certamente como dele tirar proveito - o que já aconteceu antes.

Onde fica Van Nistelrooy no meio disto tudo?

Ruud Van Nistelrooy regressou ao clube inglês na sequência da reformulação de que o clube foi alvo no último verão (altura em que, recorde-se, o contrato de Ten Hag foi renovado) e reside nele uma das grandes dúvidas deste cenário.

Amorim deposita grande confiança nos seus adjuntos Adélio Cândido, Carlos Fernandes e Jorge Vital, trio que o deve acompanhar rumo a terras de Sua Majestade. Ora, se isso acontecer, Van Nistelrooy perderá o lugar e, caso o clube o queira manter, é certo que Rúben Amorim será 'obrigado' a trabalhar com uma pessoa que não conhece e cujas ideias não se sabe se vão ao encontro das suas.

Será possível contrariar o mau início de época?

Apenas uma vitória nos últimos oito jogos. Foi este o registo que 'empurrou' Erik ten Hag para o desemprego, com a 'gota final' a ser a derrota diante do West Ham, por 2-1. Para já, os red devils encontram-se na 14.ª posição do campeonato inglês, com 11 pontos, e na 21.ª posição da Liga Europa, com três. O Sporting, por outro lado, é primeiro classificado na I Liga, isolado, e oitavo na Liga dos Campeões.

Uma das principais características do Sporting treinado por Rúben Amorim é a capacidade de fazer golos, o que certamente terá saltado à vista da direção do United. Na época transata, os leões apontaram 96 golos no campeonato e se não faltam ao clube jogadores com veia goleadora, como é o caso de Marcus Rashford, Alejandro Garnacho ou Hojlund, o difícil parece ser perceber como deixá-los nas melhores posições para o conseguirem demonstrar.

Se Viktor Gyokeres é a estrela maior do Sporting, então Amorim terá de passar a contar, acima de tudo, com Marcus Rashford, dado que é este o jogador com salário mais elevado no plantel. À vista saltam, no entanto, os vários problemas disciplinares protagonizados ao longo dos últimos anos.

Todos estes são argumentos que poderão levar Rúben Amorim a desistir da ideia de deixar o Sporting ou, por outro lado, servirão para de incentivo para reverter o passado recente do United. De qualquer das formas, em suma, não se adivinha tarefa fácil para o treinador português em Old Trafford.

Leia Também: EM DIRETO: A exigência de Varandas para libertar Amorim e várias reações

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Zulmira Garrido avança: "Pinto da Costa tem alta ainda hoje"

Zulmira Garrido

Zulmira Garrido avança: "Pinto da Costa tem alta ainda hoje"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

GP de Las Vegas em Fórmula 1 ocorre ao sábado. Porquê?

Fórmula 1

GP de Las Vegas em Fórmula 1 ocorre ao sábado. Porquê?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas