Surpresa total no Minho. O FC Porto, vencedor em título, foi este domingo eliminado na quarta eliminatória da Taça de Portugal, depois de ter perdido diante do Moreirense (2-1).
Pepê ainda colocou os azuis e brancos a vencer, mas Asué e Alanzinho anotaram os golos do Moreirense e que impediram o FC Porto de lutar pela quarta Taça de Portugal de forma consecutiva. Os adeptos não gostaram da exibição e pediram a demissão do técnico Vítor Bruno.
Filme do jogo:
Para este reencontro com a formação de Moreira de Cónegos, que há três semanas perdeu por 2-0 no Estádio do Dragão, para a Taça da Liga, Vítor Bruno procedeu a cinco alterações no onze inicial em relação à equipa que perdeu diante do Benfica no Estádio da Luz (4-1). Saíram Diogo Costa, Martim Fernandes, Eustáquio, Galeno e Samu para as entradas de Cláudio Ramos, João Mário, Pepê, Namaso e Fran Navarro.
A partida começou animada no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. O FC Porto entrou melhor do que o adversário e colocou Caio Secco à prova logo aos quatro minutos. Namaso atirou forte de fora da área e obrigou o guardião adversário a uma defesa apertada. Contudo, e depois desta entrada positiva, o conjunto azul e branco perdeu gás e tornou-se previsível. Pelo meio desta quebra de rendimento, os Super Dragões deixaram um 'recado' a André Villas-Boas através de uma tarja: "Expulsa-nos a todos. Força macaco."
Com o adiantar do jogo, o FC Porto começou a demonstrar muitas dificuldades. Os dragões conseguiam estar a dominar o encontro, mas não efetivavam em golos a superioridade demonstrada em campo. Ainda assim, chegou à vantagem por Pepê aos 35 minutos. João Mário tirou um cruzamento para a área e, ao segundo poste, o brasileiro apareceu a cabecear para o golo. Contudo, o Moreirense, no seu primeiro remate, reestabeleceu de imediato o empate aos 41 minutos. Cruzamento de Frimpong no corredor esquerdo e Asué apareceu na área para marcar.
À semelhança do que tinha acontecido na primeira parte, o FC Porto entrou melhor do que o Moreirense para a etapa complementar, mas sem conseguir criar perigo junto da área contrária. César Peixoto e Vítor Bruno começaram a fazer alterações perto da hora de jogo e o encontro começou a partir-se.
E foi numa altura de maior descontrolo de parte a parte que surgiu novo golo em Moreira de Cónegos. Francisco Moura tocou com a mão na bola dentro da área e Tiago Martins assinalou grande penalidade depois de escutar as indicações do árbitro assistente, numa partida que, recorde-se, não conta com videoárbitro. Chamado a converter o castigo máximo, Alanzinho não tremeu e deixou o Moreirense a vencer pela primeira vez no encontro aos 77 minutos.
A perder pela primeira vez na partida, o FC Porto continuou a mostrar-se incapaz de criar situações de golo de forma constante. Já o Moreirense apanhou-se na frente e recuou as linhas, apostando, inclusive, num esquema com três centrais. Os últimos minutos foram, inclusive, de muita tensão. Os adeptos do FC Porto presentes em Moreira de Cónegos nos instantes finais do jogo começaram a mostrar lenços brancos e a insultar o treinador. "Vítor c*****, pede a demissão", ouviu-se nas bancadas.
O Moreirense conseguiu mesmo assegurar a passagem à próxima fase da Taça de Portugal e vai defrontar o Gil Vicente nos oitavos de final. Já o FC Porto atravessa uma fase crítica na temporada e são já três as derrotas consecutivas: Lazio (Liga Europa), Benfica (I Liga) e Moreirense (Taça de Portugal).
Momento do jogo: O golo de penálti de Alanzinho acabou por ditar a eliminação do FC Porto da Taça de Portugal numa fase precoce da competição.
Equipas iniciais
Moreirense: Caio Secco, Pinto, Marcelo, Maracás, Frimpong Ruben Ismael, Sidnei Tavares, Madson Monteiro, Alanzinho, Benny e Asué.
Suplentes: Mika, Kewin, Fabiano, Antonisse, Ponck, Buta, Pedro Santos, Gilberto e Gabrielzinho.
FC Porto: Cláudio Ramos, João Mário, Tiago Djaló, Nehuen Pérez, Francisco Moura, Alan Varela, Nico, Pepê, Fábio Vieira, Namaso e Fran Navarro.
Suplentes: Diogo Costa, Zé Pedro, Eustáquio, Samu, Galeno, Vasco Sousa, André Franco, Martim Fernandes e Rodrigo Mora
Antevisão
O FC Porto, vencedor em título da Taça de Portugal, defronta este domingo o Moreirense, em jogo a contar para a quarta eliminatória da competição. Os portistas são os últimos dos três 'grandes' a entrar em campo na ronda da prova rainha do futebol nacional.
O clube portuense, que há três semanas bateu o Moreirense por 2-0, para a Taça da Liga, é o único dos três 'grandes' a jogar fora de casa, num recinto onde os cónegos ainda não perderam esta temporada.
Os dragões chegam a esta partida à procura de apagar rapidamente a imagem deixada pela derrota por 4-1 no Clássico ante o Benfica, mas também o desaire europeu ante a Lazio.
Na última ronda, o FC Porto impôs-se facilmente ao Sintrense na estreia, por 3-0, enquanto que o Moreirense teve de virar o resultado frente ao União de Santarém, da Liga 3, para vencer por 2-1.
O encontro entre Moreirense e FC Porto tem início agendado para as 17h00 deste domingo, contará com arbitragem de Tiago Martins, e poderá acompanhar as principais incidências desta partida, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.