A comitiva que representou o Benfica no Mundial de Clubes que está a decorrer nos Estados Unidos da América já regressou a Portugal e dentro de pouco mais de 15 dias irão arrancar, no Benfica Campus, no Seixal, os trabalhos de preparação para a nova temporada 2025/26. Durante este período de férias para os jogadores, Rui Costa irá anunciar, por fim, se vai ou não recandidatar-se às eleições agendadas para 25 de outubro.
Foi o próprio presidente das águias quem garantiu que a decisão seria anunciada nesta altura em plena Assembleia Geral do clube no passado dia 7 de junho.
"Depois de terminada a temporada com o Mundial de Clubes e antes do arranque da nova época desportiva, comunicarei aos sócios a minha decisão de ser ou não candidato a um novo mandato como presidente do Sport Lisboa e Benfica", informou Rui Costa, perante os sócios do Benfica, explicando o timing escolhido.
"Até lá, mantenho-me focado na época desportiva, como ainda há pouco tempo o disse publicamente, neste caso, focado no Mundial de clubes e na preparação de uma nova época que pretendemos todos que seja melhor do que esta, seja presidente quem for, esteja aqui quem estiver, porque acima de todos nós, mais importante do que todos nós, é o Sport Lisboa e Benfica", avisou o presidente que fora eleito em 10 de outubro de 2021, com um total de 84,48% dos votos, contra os 12,24% de Francisco Benítez, o outro candidato, naquele que foi mesmo o ato eleitoral mais concorrido da história dos encarnados, com 40.085 votantes.
Findada a participação do Benfica no Mundial de Clubes, onde não foi além dos oitavos de final, depois de cair aos pés do Chelsea (1-4), num jogo que durou quase cinco horas fruto do mau tempo e de um prolongamento, Rui Costa está agora em período de reflexão para decidir se vai entrar na corrida eleitoral que já conta com quatro candidatos formalizados.
Quatro na corrida, Mauro Xavier também em reflexão
João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho, João Noronha Lopes e Martim Mayer já anunciaram que irão concorrer às eleições do Benfica e serão adversários de Rui Costa, se este entender ter condições para avançar.
Por seu turno, Mauro Xavier também admite avançar com uma candidatura, mas prefere tomar uma decisão mais perto da data das eleições, preferindo aguardar por aquilo que for sendo apresentado pelos candidatos assumidos.
Recorde-se que o prazo para entrega das listas termina a 10 de outubro.
Rendimento desportivo pode pesar
Rui Costa tem o estatuto de lenda do Benfica, mas o rendimento desportivo do clube da Luz sob a sua presidência está longe de ser o melhor e pode ter um peso decisivo na sua decisão de avançar, ou não, para uma recandidatura.
Em quatro anos à frente dos encarnados, o atual presidente apenas conseguiu vencer um campeonato, apesar dos sucessivos e significativos investimentos no plantel. No entanto, internamente Rui Costa continua a contar com o apoio de vários elementos da direção.
Ao mesmo tempo, Rui Costa também foi conseguindo fazer algumas vendas avultadas com jogadores, tais como Gonçalo Ramos, Enzo Fernández ou João Neves, e equilibrar as contas da SAD.
Leia Também: Adeus, EUA. Quantos milhões receberam Benfica e FC Porto no Mundial?