O FC Porto oficializou, este domingo, a chegada de Francesco Farioli ao comando técnico da equipa principal. O treinador italiano de 36 anos é, assim, o sucessor de Martín Anselmi, assinando um contrato válido por dois anos. Ou seja, Farioli fica ligado aos dragões até junho de 2027, depois de ter aterrado em Portugal na noite de quinta-feira.
"Será o primeiro treinador do FC Porto nascido já depois de o clube se ter sagrado, pela primeira vez, campeão europeu e um dos raros italianos a dirigir os destinos do FC Porto, embora com uma curiosidade extra: aquele que é considerado o primeiro treinador de sempre do FC Porto, Catullo Gadda, também nasceu em Itália", pode ler-se no perfil traçado pelo FC Porto.
A conferência de imprensa de apresentação de Francesco Farioli, que irá contar com a presença do presidente do FC Porto, André Villas-Boas, está agendada para as 12h00 de amanhã, segunda-feira, no Auditório José Maria Pedroto, no Estádio do Dragão.
Terceira aposta de AVB
Francesco Farioli é a terceira aposta de André Villas-Boas, que tarda em conseguir encontrar a estabilidade desejada desde que assumiu a presidência do clube azul e branco. Vítor Bruno foi a primeira aposta, mas acabou despedido em janeiro, altura em que também chegou Martín Anselmi, que também não resistiu aos maus resultados e uma prestação muito negativa no Mundial de Clubes.
Ciao, Francesco
— FC Porto (@FCPorto) July 6, 2025
Bem-vindo à tua nova casa #SeguimosJuntos pic.twitter.com/H39Idoh9Xm
Refira-se que na última época, Farioli esteve ao comandado do Ajax, acabando por perder o campeonato para o rival PSV nas últimas jornadas e depois de ter desperdiçado uma vantagem de nove pontos.
Modelo de jogo vai mudar
Os modelos de Martín Anselmi e Francesco Farioli são completamente opostos. O técnico italiano aposta no 4x3x3 e tem como principal base a solidez defensiva. Tanto o Nice como o Ajax registaram o menor número de golos sofridos nos respetivos campeonatos, algo que deverá agradar (e muito) os adeptos do FC Porto, desesperados com a falta de organização que a equipa apresenta em diferentes momentos de jogo.
Da Toscana para o mundo
Natural de Barga, da região da Toscana, os primeiros passos no futebol foram dados na função de técnico de guarda-redes na equipa amadora do Margine Coperta. Seguiram-se três épocas no Fortis Juventus, uma no Lucchese e uma aventura pelo Qatar. Em 2028/19, o seu caminho cruzou-se com o de De Zerbi, que o levou para o Sassuolo. No ano seguinte, Farioli recebeu um convite para ser treinador adjunto do Alanyaspor liderado por Cagdas Atan.
Foi na Turquia que fez a estreia como técnico principal ao serviço do Karagumruk. Em 2021/22, este regressou ao Alanyaspor. Uma época e meia depois, mereceu a oportunidade de trabalhar em França, num dos campeonatos denominados de big-5. O Nice apostou no jovem técnico, que levou o clube ao 5.º lugar da Ligue 1 em 2023/24, garantindo o acesso à Liga Europa, antes da mudança para o Ajax na época transata.
[Notícia atualizada às 11h22]
Leia Também: Lucho González a um passo de regressar ao FC Porto