O Comité de Arbitragem da UEFA divulgou, esta segunda-feira, a lista de equipas de arbitragem nomeadas para os decisivos jogos da segunda mão do playoff de acesso à fase regular da Liga dos Campeões, com destaque para a escolha de Slavko Vincic para o encontro entre Benfica e Fenerbahçe, agendado para esta quarta-feira, após um empate (0-0) na primeira mão, em Istambul, na Turquia.
O árbitro esloveno, de 45 anos, contará com a ajuda dos assistentes Tomaz Klancnik e Andraz Kovacic, bem como de David Smajc, na condição de quarto árbitro. Já na sala de videoarbitragem vai estar o experiente Alen Borosak, acompanhado por Dragoslav Peric (AVAR).
De referir que o encontro entre os conjuntos de Bruno Lage e José Mourinho decidirá quem passa para a fase de liga única da Champions, naquele que é um reencontro entre ambas as equipas, no Estádio da Luz, após a discussão da Eusébio Cup, no passado dia 26 de julho, que sorriu aos encarnados (triunfo por 3-2).
Árbitro não traz boas memórias
Com o árbitro natural da Eslovénia no comando, o Benfica nunca ganhou nenhum jogo, embora até tenha saído a sorrir em três das quatro ocasiões, por força do agregado favorável ao conjunto encarnado nas eliminatórias da Liga dos Campeões.
A exceção foi mesmo o duelo mais recente todos, no Mundial de Clubes. O Benfica foi eliminado aos pés do Chelsea (1-4), nos 'oitavos' da prova da FIFA que decorreu nos Estados Unidos da América, num jogo que só foi decidido no prolongamento, após uma longa interrupção de cerca de duas horas, devido ao mau tempo que se fez sentir em Charlotte.
Nesse mesmo duelo, Ángel Di María despediu-se do Benfica com um golo de grande penalidade (90+6'), a empurrar as 'decisões' para o prolongamento, altura em que o duplo amarelo - e consequente cartão vermelho - mostrado a Gianluca Prestianni (92') deixou a formação portuguesa a jogar em inferioridade numérica, sofrendo mesmo... três golos - um dos quais apontado pelo português Pedro Neto.
Antes disso, o Benfica não foi além de empates frente a Fenerbahçe (1-1 na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, em 2018/19), PSV (0-0 no playoff da Champions, em 2021/22) e ainda Ajax (2-2 nos 'oitavos' da Liga dos Campeões, em 2021/22), porém, nessas ocasiões, o agregado favorável às águias permitiu que a festa do apuramento fosse feita em tons de vermelho e branco. Ainda assim, o registo é claro: quatro jogos, zero vitórias.
Leia Também: Consistência do Benfica testada por José Mourinho em duelo milionário
Leia Também: Resposta aos críticos? Eis o 'recado' de Richard Ríos no Benfica
Leia Também: Amar Dedic encanta no Benfica e 'assusta' Bah: "Não vai ser fácil..."