O Sporting prepara-se para oficializar o empréstimo de Diogo Travassos ao Moreirense, equipa sensação no arranque de temporada da I Liga, somando por vitórias os jogos realizados até então.
O Desporto ao Minuto sabe que o lateral-direito, de 21 anos, chega esta segunda-feira a Moreira de Cónegos para se juntar aos novos companheiros na equipa liderada pelo técnico Vasco Botelho da Costa, que não está a sentir a pressão de esta ser a sua estreia no principal escalão do futebol nacional.
O Moreirense fica sem opção de compra pelo passe de Diogo Travassos, mas terá, em contrapartida, direito de preferência e ainda dez por cento de uma futura venda até ao próximo mercado do verão.
Recorde-se que no passado dia 29 de julho, o Sporting anunciou a renovação de contrato do internacional pelas camadas jovens de Portugal até 2030, com um cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. O jogador é apreciado por Rui Borges, que ficou satisfeito com a sua renovação.
"É sinal que está a fazer um caminho muito bem feito e revela aquilo que esperamos para o Travassos no futuro. É um miúdo que tem crescido. No ano passado, conseguiu impor-se no Estrela [da Amadora], na I Liga. É muito bom para a idade dele, tinha vindo de uma lesão [num joelho] mais difícil e passou por todo esse processo, com capacidade para se reerguer. No último dia do mercado de janeiro, tentámos trazê-lo novamente, mas infelizmente não conseguimos", referiu o técnico dos leões.
Em 2025/26, Diogo Travassos acabou por sofrer com o excesso de opções para as laterais. Para a posição de lateral-direito, Ivan Fresneda e o reforço Vagiannidis, ex-Panathinaikos, de Rui Vitória, são os eleitos, sendo que Eduardo Quaresma também poderá ser adaptado a esse papel, após desempenhá-lo na época passada.
Sem qualquer minuto de utilização, Diogo Travassos vai para o Moreirense com a expetativa de se afirmar. Terá como concorrência Dinis Pinto, de 25 anos, o habitual titular.
Arrumar a casa é prioridade para a SAD leonina
A mudança do sistema tático para um 4x2x3x1 fez com que o plantel do Sporting apresente um número alargado de opções para determinadas posições. No eixo defensivo, há seis defesas-centrais a competir por dois lugares. Diomande, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio e Debast parecem estar na frente de Matheus Reis (ainda castigado) e St. Juste, que ainda não deu uma resposta à proposta do Osasuna, emblema que compete na La Liga. O polivalente lateral Ricardo Esgaio entrou no último ano de contrato e a sua saída não está descartada.
No ataque, Conrad Harder poderá estar nos últimos dias de leão ao peito. O avançado dinamarquês está no radar do AC Milan, que está disposto a oferecer cerca de 25 milhões de euros pelo passe do camisola 9 dos leões, de 20 anos. Caso o negócio avance, será companheiro de equipa de Rafael Leão, um dos capitães de equipa rossoneri.
Leia Também: EM DIRETO: Siga os rumores e os negócios do mercado de transferências