Procurar

Em casa 'mandam' os lusos. Portugal atropela França e é campeão da Europa

Seleção nacional de hóquei em patins impediu a congénere de França de conquistar o primeiro título europeu na modalidade. Golos da formação de Paulo Freitas foram marcados na primeira parte.

Em casa 'mandam' os lusos. Portugal atropela França e é campeão da Europa

© World Skate Europe

Rodrigo Querido
06/09/2025 23:31 ‧ há 1 dia por Rodrigo Querido

Há mais uma página de história escrita pelas cores nacionais. A seleção nacional de hóquei em patins conquistou, na noite deste sábado, o Campeonato da Europa da modalidade, ao levar a melhor na final da competição e a vencer a França, por 4-1, em Paredes.

 

Naquela que foi a terceira final que Portugal disputou em Paredes, os comandados de Paulo Freitas foram capazes de quebrar a malapata caseira - tinham saído derrotados nas últimas duas finais em casa - e alcançar o 22.º título de campeão europeu.

Com Xano Edo, Zé Miranda, Rafa, Gonçalo Alves e Hélder Nunes no cinco inicial, a seleção orientada por Paulo Freitas, que tinha feito horas extra na sexta-feira para afastar a tricampeã europeia Espanha desta final do Europeu, até foi a primeira a criar perigo, com um remate de Gonçalo Alves que passou ao lado da baliza defendida por Pedro Chambell.

'Loucura'. Portugal bate Espanha e defronta França na final do Europeu

'Loucura'. Portugal bate Espanha e defronta França na final do Europeu

Seleção nacional de hóquei em patins impediu Espanha de lutar pelo tetracampeonato espanhol, em Paredes, onde se disputará uma frenética final entre Portugal e França, já este sábado. Portugueses tentam distanciar-se como imperadores do Europeu, em busca da 22.ª conquista.

Miguel Simões | 00:08 - 06/09/2025

Do outro lado, Roberto Di Benedetto tentou o primeiro para a França aos 4 minutos, mas o guarda-redes luso Xano Endo estava atento. Logo de seguida, Hélder Nunes e Rafa Bessa estiveram perto de descontar para as cores nacionais, mas faltou alguma pontaria.

Tudo corria pelo melhor à seleção portuguesa, ao ponto do primeiro golo ter surgido em cima do minuto 14. Rafa Bessa inaugurou o marcador em Paredes, numa jogada individual em que passou por vários adversários antes de atirar para a baliza adversária. Se o apoio das bancadas já se fazia sentir, intensificou-se ainda mais com este golo inaugural.

A França, orientada pelo português Nuno Lopes, tentava reagir, mas acabou por sofre um novo golo aos 19 minutos. Alvarinho marcou o segundo para Portugal. A equipa das quinas beneficiou de um livre direto, depois de a França ter chegado às 10 faltas.

A seleção nacional continua a dominar o jogo e foi sem surpresas que alcançou o terceiro golo no arranque da segunda parte. Gonçalo Alves foi o autor do terceiro golo de Portugal, aos 29 minutos, na sequência da cobrança de uma grande penalidade que foi marcada por conta da falta de Roberto di Benedetto sobre Rafa Bessa na área.

O terceiro golo de Portugal foi um duro revés para a seleção gaulesa e prova disso foi que os franceses não conseguiam controlar o ímpeto ofensivo dos lusos. Aos 33 minutos, Rafael Bessa apareceu na cara de Chambell, mas o guarda-redes de França defendeu em grande estilo. Logo a seguir foi Gonçalo Alves a estar perto do tento da goleada ao minuto 36.

A França teve hipóteses reduzir distâncias dentro dos últimos dois minutos. Luís Querido viu um cartão azul por falta dentro da área e deixou os lusos reduzidos a quatro unidades. Rémi Herman foi chamado a bater a grande penalidade, mas Xano Endo defendeu em duas ocasiões. França ainda marcou na baliza lusa, por intermédio de Bruno Di Benedetto. Um golo que teve de ser validado pelo VAR.

Em inferioridade numérica, Rafa Bessa foi pelo rinque fora e patinou para o tento da goleada da equipa portuguesa já dentro do minuto final e diante de uma baliza que não tinha guarda-redes. Portugal acabou por sair do Pavilhão Multiusos Rota dos Móveis, em Lordelo, com o título de campeão da Europa.

A equipa das quinas volta a recuperar o ceptro que fugia desde 2016, aumentando para 22 os títulos europeus nesta categoria. A França, que até tinha ganho a Portugal na fase de grupos, continua sem ganhar um Europeu.

Leia Também: 'Loucura'. Portugal bate Espanha e defronta França na final do Europeu

Leia Também: Após início trágico, Portugal goleia Andorra e apanha Espanha nas 'meias'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si