O surf português encontra-se de luto. O jovem Zion Brocchi não resistiu a um tumor cerebral e acabou por morrer, este sábado, com apenas 12 anos.
A notícia foi dada pela mãe Vânia Brocchi, professora da modalidade, através das suas redes sociais, onde deu também detalhes acerca das cerimónias fúnebres do pequeno surfista.
"No amanhecer deste dia, Zion descansou. Cumprimos sua missão, o campeão eternizou! A cerimónia de despedida será amanhã dia 07/09 a partir das 9:30, no Cemitério do Feijó e sua cremação será às 14:30", escreveu na sua conta oficial de Instagram.
Já este domingo, foi a vez da Associação Nacional de Surfistas deixar uma pequena mensagem de condolências a propósito da trágica partida de Zion Brocchi.
"Foi com enorme tristeza que a comunidade do surf nacional recebeu a notícia da partida do pequeno Zion. Até sempre! Que descanses em paz", sublinhou a referida organização.
O portal SurfTotal recordou ainda as grandes conquistas de Zion Brocchi ao serviço da comunidade de surfistas da Costa da Caparica, com destaque para a conquista do campeonato regional sub-12 masculino no Circuito Regional da Grande Lisboa, em 2024, já depois de ter vencido várias provas no escalão de sub-8.
"Zion deixa-nos cedo, mas a sua memória permanecerá na comunidade do surf. À família, em especial à sua mãe Vânia, a Surftotal envia um abraço solidário neste momento de dor, com a certeza de que o mar guardará para sempre o espírito deste jovem surfista. Descansa em paz, Zion", pode ler-se na publicação.
Afirmando-se como exemplo de resiliência na luta contra o cancro, em tenra idade, Zion Brocchi relatou, em entrevista concedida à SurfTotal em 2021, quando tinha apenas oito anos, a forma como foi 'convencido' a abraçar o surf, 'inspirado' na sua mãe: "Comecei a surfar porque a minha mãe é professora de surf. Ela colocou-me nas ondas desde pequeno".
Leia Também: 'Kelly Zlater': Ibrahimovic brilha no surf e já teve comentário de Leão