Deixar de manter uma alimentação equilibrada, comendo apenas doces e hidratos de carbono, é um sintoma precoce de demência frontotemporal, um conjunto de doenças que afetam duas zonas do cérebro: o lobo frontal e os lobos laterais (lobos temporais).
Os neurologistas acreditam que isto se deva a uma perda da sensibilidade do paladar. "No declínio cognitivo, o cérebro muda o ritmo de envio de mensagens ao corpo: a perceção de sabor e sensação de sede já não são as mesmas", explica a nutricionista Joice Abreu ao jornal Metrópoles.
Comportamento socialmente desadequado, perda de empatia e insensibilidade em relação aos sentimentos alheios, deixar de cumprir a higiene pessoal, erros na construção de frases e riso e choro incontrolável são outros sintomas a que deve estar atento.
Recorde-se que demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento. Porém, está provado que cerca de 40% das demências podem ser prevenidas ou atrasadas.
A Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões.
Leia Também: Coração a pedir ajuda? Eis os primeiros sinais de insuficiência cardíaca