A insuficiência cardíaca é muitas vezes confundida com outros problemas menos graves e pode desenvolver-se de forma silenciosa. Por isso, saber reconhecer os primeiros sintomas é fundamental para procurar ajuda e tratamento, evitando complicações.
O primeiro deles é a falta de ar, conforme explica ao jornal Metrópoles a cardiologista Lídia Moura, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que lamenta a falta de informação sobre insuficiência cardíaca. "Normalmente, o doente começa a sentir falta de ar durante o esforço. Em geral, essa dificuldade para respirar é progressiva e agrava-se com esforços menores", começa por dizer. Refere também que, "nesta fase, o doente terá dificuldade para deitar-se. Sente-se bem sentado e, quando se deita, a falta de ar piora."
Leia Também: Quatro alimentos que 'sugam' o açúcar do sangue e ajudam na perda de peso
Outro dos sinais é cansaço extremo, que se manifesta quando ocorre um aumento do líquido do pulmão. "Estando em pé, esse líquido fica mis acumulado na base do pulmão. Deitado, espalha-se automaticamente, gerando desconforto no doente", diz a cardiologista.
A evolução da doença também provoca inchaço nas pernas, que é bilateral e ocorre com mais frequência no final do dia, conforme aponta a médica Lídia Moura.
Leia Também: Risco de cancro oral é superior para pessoas com estes quatro hábitos