Buenos Aires é conhecida pela sua história, cultura, gastronomia e, claro, pelo tango. A capital da Argentina é eclética, com uma longa história de trocas culturais entre as tradições locais e as influências europeias.
Há vários locais que vale a pena visitar ou apenas passear e perder-se entre a arquitetura, os bairros residenciais, e as esplanadas.
A Lonely Planet reuniu seis dos melhores programas para fazer numa visita a Buenos Aires.
1- Caminhe pela ruas coloridas do bairro La Boca
Perca-se pelas coloridas ruas do bairro La Boca e não deixe de visitar a ruela El Caminito, uma das partes mais pitorescas da cidade. Espere um local turístico, porém imperdível.
Repleto de casas de chapa pintadas com cores vivas, o bairro é uma cápsula do tempo que nos leva à residência da classe trabalhadora do início do século XX.
Aprecie a arte, sejam os espetáculos de tango na rua, ou os museus Quinquela Martín, com um rooftop com vista panorâmica, ou o Fundación Proa, onde vai ver a melhor arte contemporânea.
2- Experimente um bife grelhado na perfeição
A carne argentina é conhecida por todo o mundo, e sempre pelas melhores razões. No país, o gado é criado ao ar livre, em pastagens abertas e férteis, levando a uma carne excecionalmente tenra.
Se procura uma experiência inesquecível e não quiser olhar a carteira, reserve mesa no Don Julio ou no La Cabrera. Se prefere uma opção mais económica, e até local, o El Ferroviario é a sua escolha.
Acompanhe sempre o seu bife grelhado com um copo do conhecido tipo de vinho argentino Malbec.
Leia Também: Cinco escapadinhas gastronómicas imperdíveis (e o que comer em cada uma)
3- Não perca uma noite de tango numa milonga
Visite uma milonga, escola local de dança, onde se respira tango. Experimente uma aula para principiantes no La Viruta e fique para uma noite de dança.
As noites de tango acontecem às quartas e sextas-feiras, e ao sábado, com aulas a partir das 22 horas. E, se não tiver par, não se preocupe. É costume pedir a estranhos para dançar.
Se quiser assistir a um espetáculo de tango, dirija-se ao Bar Sur, uma óptima e intimista opção.
4- Vibre com o futebol
O futebol é uma das maiores paixões dos argentinos, prova disso mesmo é o número de estádios que existem apenas na capital: 19.
Para assistir a um jogo, é melhor reservar os bilhetes com antecedência, uma vez que tendem a esgotar rapidamente.
O Boca Juniors é o clube mais popular do país e o seu estádio, La Bombonera, um dos mais icónicos do mundo. Do outro lado da cidade, encontra os seus maiores rivais, River Plate, que treinam no maior estádio do país, o El Monumental.
Leia Também: Palácio São Silvestre: História e sofisticação nas margens do Mondego
5- Descubra a zona histórica de San Telmo
Visite a Plaza Dorrego, uma praça em San Telmo (a zona velha da cidade) repleta de velharias, artistas de rua, dançarinos, livrarias, restaurantes e cafés.
No Mercado de San Telmo, encontra bancas a vender desde velharias e discos de vinil a comida, onde pode provar os pratos típicos da região, mas também cozinha moderna.
6- Deslumbre-se com a livraria El Ateneo Grand Splendid
Considerada como uma das mais bonitas livrarias do mundo, a Ateneo Grand Splendid insere-se num opulente teatro de 1919, remodelado em 2000. As áreas de assento tornaram-se prateleiras com livros, as bilheteiras são zonas de saída, o palco é agora um café e ainda mantém a sua cortina original.
Carregue na galeria para conhecer melhor estas sugestões para uma visita a Buenos Aires.
Leia Também: França está em flor! Os melhores locais para ver os campos de lavanda