Um homem de 34 anos foi detido, a 20 de novembro, por "perseguir e ameaçar" a ex-companheira, no concelho de Cabeceiras de Basto.
A detenção ocorreu "no âmbito de uma investigação pelo crime de violência doméstica", na qual os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) apuraram que o homem "tinha um comportamento violento contra a vítima, sua ex-companheira de 26 anos".
"Mesmo após a separação, o agressor continuou a perseguir e a ameaçar a vítima, provocando-lhe medo e inquietação", destacou a GNR, num comunicado enviado esta quinta-feira às redações.
O homem foi presente ao Tribunal Judicial de Guimarães, tendo ficado proibido de contactar e de se aproximar da vítima num raio de 800 metros, com recurso a pulseira eletrónica.
Esta foi uma ação do Comando Territorial de Braga, através do Posto Territorial de Cabeceiras de Basto.
---
A GNR relembra que a violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:
- No Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt;
- Via telefónica, através do número de telefone: 112;
- No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
- Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
- Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca
Leia Também: Matou agente municipal francês e fugiu para Póvoa de Lanhoso. Foi detido