A formação de uma nuvem-rolo nas praias do Centro de Portugal continental, no passado domingo, fizeram correr tinta em todo o país. E lá fora não foi exceção, com vários meios de comunicação a noticiar a "rara nuvem-rolo" que surpreendeu os "banhistas".
O fenómeno, recorde-se, ocorreu na tarde de domingo, com as nuvens a "formarem-se sobre o mar perto das 15h30" e a aproximarem-se da costa portuguesa, entre Peniche e a Póvoa de Varzim, horas mais tarde.
Aqui ao lado, em Espanha, o El País partilhou um dos vários vídeos do fenómeno, captado em Ovar, no distrito de Aveiro, e afirmou que uma "nuvem gigante surpreendeu centenas de banhistas em Portugal".
Em França, a agência de notícias France-Presse (AFP), descreveu a nuvem-rolo como um "fenómeno meteorológico tão raro quando impotente".
Também o britânico The Independent referiu que o "fenómeno meteorológico raro atingiu praias em Portugal durante onda de calor" e que os "banhistas ficaram chocados quando viram uma nuvem-rolo a sair do oceano e a dirigir-se para a costa". Já a BBC falou com a sua especialista em meteorologia, Sarah Keith-Lucas, que sublinhou estar em causa "um exemplo espetacular de uma nuvem-rolo".
"É um tipo de nuvem de arco que se pode formar perto de uma forte tempestade. O ar frio e húmido vindo do oceano encontra-se com o ar quente e seco sobre a terra. Esta rápida condensação, combinada com o ar que flui em diferentes direções acima e abaixo da nuvem, molda-a no formato característico de um charuto, mais comumente visto perto da costa", explicou.
A agência de notícias norte-americana The Associated Press (AP) sublinhou que "Portugal, tal como grande parte da Europa, tem vivido uma onda de calor nos últimos dias, mas outro fenómeno meteorológico raro também afetou muitos banhistas que tentavam sobreviver às temperaturas elevadas junto ao mar".
O jornal Washington Post e entrevistou um professor de Ciências Climáticas no Imperial College London. "Estas nuvens são espetaculares. Parece que são enormes, como se continuassem para sempre, mas parecem mais assustadoras do que realmente são", disse Paulo Cappi. Já a Fox News destacou que "um fenómeno meteorológico raro ocorreu em Portugal, com turistas e locais a testemunharem uma nuvem única no céu", lembrando que "as temperaturas em Portugal ultrapassaram os 42ºC com chuva forte, trovoada e granizo".
Nuvem-rolo avistada nas proximidades do Cabo da Roca© ARTHUR CARVALHO/AFP via Getty Images
Nuvens formaram-se pelas 15h30 e aproximaram-se da costa horas depois
Em resposta ao Notícias ao Minuto, o IPMA confirmou que as nuvens avistadas durante a tarde de domingo na costa portuguesa "correspondem à 'espécie volutus' (em latim), em inglês 'roll clouds', e que em português se podem designar como nuvens em forma de rolo".
"Estas nuvens são relativamente raras e apenas foram introduzidas no atlas das nuvens da Organização Meteorológica Mundial na última revisão de 2017. As nuvens têm uma forma tubular ou de rolo, formam-se em torno de um eixo horizontal e estão tipicamente associadas aos géneros de nuvens altocúmulos ou estratocúmulos", explicou o IPMA.
No caso de domingo, as nuvens "formaram-se sobre o mar perto das 15h30, tendo-se aproximado da costa oeste do continente entre Peniche e a Póvoa do Varzim aproximadamente entre as 17 e 18 horas locais".
Segundo os testemunhos partilhados nas redes sociais, estas nuvens foram vistas, por exemplo, nas praias da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, na Praia da Torreira, em Aveiro, e na Praia do Furadouro, em Ovar, e na Figueira da Foz.
Leia Também: Nuvem-rolo. Que fenómeno raro é este que passou por Portugal?