Renault vai registar prejuízo milionário na participação na Nissan

A Renault vai reportar um prejuízo pontual de 9,5 biliões de euros na participação que tem na Nissan Motor - que passa por um período complicado, preparando-se inclusive para despedimentos.

Logótipos Renault e Nissan.

© Tricky_Shark / Shutterstock

Notícias ao Minuto
01/07/2025 20:00 ‧ há 3 dias por Notícias ao Minuto

Auto

Renault-Nissan

Em mais um capítulo do afastamento entre Renault e Nissan Motor, a empresa francesa irá registar um prejuízo de 9,5 biliões de euros na participação que tem no construtor nipónico.

 

De acordo com a agência Reuters, a Renault está num processo de reduzir de forma gradual a sua fatia na Nissan - da qual possui, atualmente, 35,7 por cento (dos quais 18,65 por cento são através de um fundo).

Este prejuízo será registado nos resultados do primeiro semestre deste ano da Renault - que serão oficialmente anunciados no dia 31 de julho. No entanto, doravante, o valor da participação na Nissan terá por base o preço das ações dos japoneses. Mudanças que não têm impacto na colaboração e projetos comuns.

A Nissan tem vindo a registar uma quebra de vendas, de tal forma que o novo diretor-executivo Ivan Espinosa revelou em abril planos para milhares de despedimentos - reduzindo a mão-de-obra em 15 por cento globalmente. Também deverão fechar sete fábricas, numa tentativa de poupar mais de três biliões de euros em custos.

Esta semana, a Reuters noticiou planos para despedir 250 funcionários na fábrica de Sunderland (Reino Unido), assim como para pedir a fornecedores uma autorização para atrasar pagamentos de modo a libertar verbas a curto prazo.

Leia Também: Nissan despede mais de duas centenas de funcionários no Reino Unido

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas