Fim de incentivos 'trava' pick-up elétrica por menos de 20 mil dólares

A Slate Auto prometia lançar uma pick-up elétrica por menos de 20.000 dólares. No entanto, o fim dos incentivos fiscais para os carros elétricos nos EUA pode aumentar esse preço.

slate, truck, carrinha, pick-up

© Slate

Notícias ao Minuto
04/07/2025 20:00 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Auto

EUA

A start-up Slate Auto, com o apoio de Jeff Bezos, planeava lançar uma carrinha de caixa aberta ('pick-up') elétrica com um custo atrativo - que seria inferior a 20 mil dólares. Mas o preço estimado foi revisto em alta.

 

A apresentação aconteceu em abril e, desde então, este veículo estava a ser bastante promovido, assim como o seu preço inferior a 20 mil dólares.

Agora, foi aprovado o final dos benefícios fiscais à compra de viaturas elétricas nos Estados Unidos da América (EUA) - o que os elimina a partir de 30 de setembro.

E, entretanto, a Slate Auto removeu do seu site a indicação do preço atrativo (inferior a 20.000 dólares). Até ao início da semana, a indicação era: "Preço esperado: abaixo de 20.000 $, depois de incentivos federais").

Ora, sem estes incentivos, dentro de pouco mais de dois meses o preço não poderá ser o mesmo e o site foi atualizado: "Preço esperado: A meio dos 20s".

A pick-up da Slate

O que não muda é o custo das reservas, que continua a situar-se nos 50 dólares.

A Slate propõe um carro básico, sem artifícios que façam subir o preço, apresentando "uma tela em branco para personalização" feita à medida por cada proprietário.

É, pois, um carro muito simples por dentro e por fora, e até a pintura é diferente: está pensado para ser envolvido na pintura, o que facilita e torna mais barato 'pintar' o carro. Está, ainda, disponível o kit SUV, que transforma a carrinha de caixa aberta num SUV.

A autonomia pode superar os 386 km, enquanto o motor elétrico está montado no eixo traseiro e debita 150 kW de potência. O carregamento em nível 2 pode ser feito na totalidade em quatro a oito horas, ao passo que em carregamento rápido nível 3 demora cerca de 30 minutos a repor dos 20 aos 80 por cento.

Há controlo de tração, controlo de estabilidade eletrónico, travão de emergência automático, airbags, entrada sem chave, câmara, identificação de peões ou colisão de alerta frontal, entre outras características.

Leia Também: Incentivos à compra de viaturas elétricas nos EUA desaparecem em setembro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas