'Artista de drones' vence primeira competição de fotografia aérea. Veja

O concurso premiou as 101 fotografias aéreas mais "deslumbrantes", tendo surgido após uma década do arranque dos prémios 'International Landscape Photographer of the Year'. Esta primeira edição contou com 1.549 participações provenientes dos quatro cantos do globo, o que excedeu "as expectativas" dos organizadores.

International Aerial Photographer of the Year
AnteriorSeguinte

© Reprodução/International Aerial Photographer of the Year

Notícias ao Minuto
03/07/2025 08:43 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Cultura

Fotografia

Num leque de 1.549 participantes, a norte-americana Joanna Steidle sagrou-se vitoriosa na primeira edição da competição de fotografia aérea ‘International Aerial Photographer of the Year’. Logo atrás da ‘artista de drones’ ficou o espanhol Daniel Viñé Garcia, ao qual se seguiu o norte-americano David Swindler.

 

“A fotografia aérea oferece tantas possibilidades ainda não exploradas. Todos os dias são emocionantes, pois procuro temas e momentos únicos. Tento manter-me afastada do vulgar. Vivo numa paisagem muito plana, pelo que as imagens de cima para baixo se tornaram um tema muito presente nas minhas fotografias, o que, por acaso, funciona bem com a minha paixão pela vida marinha”, considerou Joanna Steidle, citada pelo New York Post.

Além deste prémio, o australiano Ignacio Palacios venceu o prémio de Fotografia do Ano, seguido por Talor Stone, dos Estados Unidos, e por Thomas Vijayan, do Canadá.

Houve também alguns prémios especiais, destinados à fotografia a preto e branco, de drone, abstrata e ainda à escolha do presidente do júri, composto por Tom Hegen, Tom Putt e Isabella Tabacchi.

O concurso, que premiou as 101 fotografias aéreas mais “deslumbrantes”, surgiu após uma década do arranque dos prémios ‘International Landscape Photographer of the Year’.

De acordo com os organizadores, Peter Eastway e David Evans, o galardão tem apenas uma regra: “Todas as entradas devem ser criadas por uma pessoa real e não é permitida nenhuma IA.”

Tente não rir! Estas poderão ser as fotos mais cómicas da vida selvagem

Tente não rir! Estas poderão ser as fotos mais cómicas da vida selvagem

As candidatas incluem, entre outros, saltadores-do-lobo sorridentes, um veado saltitante, pássaros construtores e até gorilas beijoqueiros.

Notícias ao Minuto | 15:39 - 02/06/2025

“Por muito instruído e experiente que seja um painel de jurados, é frequente expressarem opiniões muito diferentes. Muitas vezes, um juiz considera pessoalmente que um décimo ou cinquenta segundos lugares são tão impressionantes como o primeiro lugar e, por isso, a nossa filosofia é premiar as ‘101 melhores’ fotografias de cada ano”, explicaram ainda.

Nessa linha, ao ter uma maior “coleção”, os juízes têm espaço para “aplaudir fotografias de todos os tipos e géneros diferentes, desde drones a médio formato, capturas únicas e composições, abstrações e interpretações de cortar a respiração da Mãe Natureza”.

Esta primeira edição do concurso contou com 1.549 participações provenientes dos quatro cantos do globo, o que excedeu “as expectativas” dos organizadores. Para alcançarem o top 101 e verem as suas fotografias publicadas no livro do galardão, era necessária uma pontuação mínima de 86,67.

Veja algumas das imagens premiadas na galeria acima.

Leia Também: Sonda chinesa captou imagens da Terra e da Lua a 590 mil quilómetros

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas